Infraquinta vendeu garrafas de água e angariou 2500 euros para “Os Miúdos”

Empresa municipal distribuiu 500 litros de água em garrafas reutilizáveis

A Infraquinta entregou, esta quinta-feira, 29 de Agosto, 2500 euros à Casa de Acolhimento Temporário “Os Miúdos” da Casa da Primeira Infância, montante angariado no âmbito da campanha “Refill Água Quinta do Lago”.

O momento foi assinalado simbolicamente por Vítor Aleixo, presidente da Câmara de Loulé, Miguel Piedade, presidente da Infraquinta, e José Teiga, responsável da instituição.

«Durante uma semana, no The Campus, centro desportivo integrado neste resort turístico, foram vendidas, por 1 euro, garrafas reutilizáveis da Infraquinta e que podem ser “reabastecidas”, garantindo, assim, uma diminuição no consumo de plástico», explica a Câmara de Loulé.

Segundo a autarquia, «em cinco dias, foram disponibilizadas 630 garrafas, uma média de 125 por dia, e perto de 500 litros de água para pessoas que estavam a praticar desporto e que foram fazer o reenchimento de água na fonte disponibilizada pela Infraquinta».

O responsável desta empresa municipal salientou que o duplo objetivo da campanha foi alcançado: promover o consumo de água e reduzir o plástico (esta ação permitiu evitar 300 garrafas de plástico por dia).

Já Vítor Aleixo, sublinhou a importância desta iniciativa que alia duas vertentes fundamentais da política municipal, a preocupação com as questões ambientais e as causas sociais.

«As crianças são o fator fundamental para mudar as mentalidades!», considerou, por seu lado, o responsável da Casa da Primeira Infância.

A verba angariada será agora canalizada para o trabalho que a Casa de Acolhimento “Os Miúdos” desenvolve.

Esta instituição particular de solidariedade social, em funcionamento há 21 anos, é uma residência mista que visa garantir o acolhimento de crianças em situação de perigo decorrentes de abandono, maus-tratos, negligência, entre outros fatores, e que são indicadas pela CPCJ e Segurança Social, assegurando desta forma a consagração dos seus direitos e garantias.

Atualmente estão nesta Casa 12 crianças, com idades compreendidas entre os 0 e os 12 anos, de ambos os sexos, mas ao longo dos anos já passaram por aqui cerca de 200 crianças. A equipa multidisciplinar que acompanha os menores é composta por 8 elementos.

Comentários

pub