Algar vai ajudar o Zoomarine a plantar 42 mil árvores no Algarve

Empresa multimunicipal de valorização de resíduos do Algarve vai juntar-se à “Operação Montanha Verde 2019”

Operação Montanha Verde – Imagem de Arquivo

A Algar juntou-se ao Zoomarine  e vai ceder o seu composto orgânico Nutriverde para plantar 42 mil árvores em oito concelhos do Algarve, em mais uma edição da campanha de reflorestação “Operação Montanha Verde 2019”, promovida pelo parque temático algarvio.

As duas empresas assinaram um convénio de cooperação «para promover a plantação, em regime pro bono, de cerca de 42 mil árvores de distintas espécies», nos concelhos de Silves, Loulé, Portimão, Monchique, Lagoa, Olhão, Tavira e São Brás de Alportel.

As ações no terreno vão ter lugar em Novembro.

Ao associar-se, pelo segundo ano consecutivo, à “Operação Montanha Verde 2019” do Zoomarine, a empresa multimunicipal de valorização de resíduos do Algarve compromete-se, entre outras, a «disponibilizar, a título gratuito, o composto orgânico Nutriverde, produzido pela empresa através dos resíduos verdes gerados na região, que será utilizado na plantação das árvores em cada um dos oito municípios participantes na campanha».

A Algar irá, igualmente, «incentivar a presença de voluntários nos dias de plantação» e «disponibilizar sacos e contentorização para a separação e deposição dos resíduos recicláveis produzidos pelos participantes durante a realização da campanha, assim como a sua posterior remoção e encaminhamento para adequada valorização».

«O objetivo desta ação é sensibilizar a população para a importância da proteção da floresta, sobretudo tendo em conta os inúmeros incêndios que se têm feito sentir no nosso país e em particular na região. As consequências afetam a biodiversidade, por vezes extinguindo plantas e animais, desnudam solos que em circunstâncias atmosféricas extremas, como as chuvas intensas, sofrem arrastamentos e perda de terras. A iniciativa pretende assim incentivar os algarvios a plantarem uma árvore, como forma de contribuírem para o aumento da cobertura vegetal da região», enquadrou a Algar.

Comentários

pub