Reparou que a água do mar está mais quente? Saiba porquê

Temperatura da água do mar à superfície tem sido mais elevada do que os valores normais para este época do ano

A água do mar, em Julho, está mais quente, 2ºC acima da temperatura habitual nesta altura do ano e tudo se deve a uma depressão centrada a oeste da Península Ibérica que está a impedir a circulação, até à superfície, de água fria das zonas mais profundas, o denominado afloramento costeiro.

Segundo explica o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), «nas regiões onde ocorre o afloramento costeiro, a temperatura da água do mar é mais baixa, visto que a sua origem está em camadas mais profundas do oceano e o vento predomina de norte ou noroeste».

No entanto, «entre os dias 1 e 8 de Julho, a existência de uma depressão centrada a oeste da Península Ibérica condicionou o regime de vento junto à costa ocidental portuguesa, predominando o vento oeste ou sudoeste, não permitindo que o fenómeno de afloramento costeiro ocorresse», refere o IPMA.

Em consequência, os valores da temperatura da água do mar à superfície têm sido mais elevados que os valores normais para esta época do ano.

Segundo o IPMA, «em Julho, os valores da temperatura da água do mar à superfície foram da ordem dos 18ºC e superiores a 19°C nos primeiros dias do mês».

Comentários

pub