Castro Marim expõe marcadores de livros

Mostra vai estar patente até Setembro

Uma exposição de marcadores de livros, da autoria de Guida Bruno, é inaugurada na próxima quarta-feira, 28 de Julho, às 17h00, na Biblioteca Municipal de Castro Marim.

Com o nome “A tradição sociocultural no mundo”, a mostra reúne centenas de marcadores de livros oriundos de todo o mundo, pretendendo proporcionar uma viagem intercultural através de aspetos como a sua utilização, os materiais de confeção ou a exigência na produção.

Os marcadores revelam alguns aspetos de natureza publicitária e sociológica, que têm interessado muitos colecionadores.

Guida Bruno é uma delas. «Talvez por sentir que os marcadores de livro vão para além da sua função principal – marcar a página onde a leitura foi interrompida – também eles contam histórias e são excelentes guardiões de memórias», diz.

Contadora de histórias e promotora de leitura, Guida Bruno nasceu em 1951, no Bombarral, e cresceu rodeada de livros, o que a fez apaixonar-se pela leitura.

Da sua infância, recorda também a carrinha da Biblioteca Itinerante da Gulbenkian, uma peça que considera chave no seu amor pelos livros. Bibliotecária por formação académica, foi no Museu Nacional do Teatro, onde trabalhou, que iniciou, em 1991, esta coleção de Marcadores de Livro. Atualmente conta com 60.000 exemplares, nacionais e estrangeiros, divididos e catalogados por várias temáticas, sendo o mais antigo do ano de 1860.

Esta exposição estará patente na Biblioteca Municipal de Castro Marim até ao final do mês de Setembro, podendo ser visitadas nos dias úteis, das 9h30 às 13h00 e 14h30 às 18h00.

Comentários

pub