António Aleixo dá nome a rua no empreendimento Vila Sol

Poeta nasceu em Vila Real de Santo António, mas morreu em Loulé

António Aleixo vai dar o nome a uma rua, no empreendimento Vila Sol, no lugar do Morgadinho, freguesia de Quarteira, com a cerimónia de descerramento da placa toponímica a realizar-se no próximo dia 28 de Junho, às 18h00.

António Aleixo (Vila Real de Santo António 1899 – Loulé 1949) é um dos poetas algarvios de maior relevo e o maior poeta popular português, destacando-se pela ironia e pela crítica social sempre presente nos seus versos. Deixou-nos como legado uma obra poética singular no panorama literário português da primeira metade do século XX.

Esta artéria integra um conjunto de 29 novos topónimos, bem como a numeração de polícia respetiva de cada artéria, que foram recentemente aprovados para esta área, e que incluem outros notáveis poetas portugueses como o Nobel da Literatura José Saramago, Eugénio de Andrade, o altense Cândido Guerreiro ou o rei poeta Al-Mutamid.

A Câmara de Loulé diz que «tem considerado a toponímia e a numeração de polícia como dois instrumentos fundamentais para a organização territorial e para a qualidade de vida dos cidadãos do concelho, permitindo a orientação e comunicação entre pessoas e a chegada mais rápida dos meios de socorro».

«A toponímia funciona igualmente como registo da história das localidades ao perpetuar nomes antigos utilizados e que se vão perdendo no tempo, evocando também factos locais, nacionais ou internacionais, bem como personalidades que se destacaram», conclui.

Comentários

pub