Comunicação inclusiva em museus na era digital é tema de oficina em Portimão

Iniciativa dirige-se a profissionais dos museus e outros interessados

«Comunicação inclusiva em museus na era digital» é o tema de uma oficina teórico-prática que vai decorrer na segunda-feira, dia 20, entre as 14 e as 17h00, no Museu de Portimão.

Vão ser debatidos os desafios e contributos dos FABLABs, nesta oficina que resulta de uma organização conjunta do Vitruvius FABLAB-ISCTE-IUL, Museu de Portimão e Rede de Museus do Algarve.

A iniciativa, que se destina a todos os profissionais e demais interessados, «apresenta os desafios da comunicação inclusiva em museus na era digital e proporciona a co-criação de respostas específicas assentes na utilização de ferramentas digitais», como scanners 3D portáteis, máquinas de corte a laser, impressão 3D e robótica.

Os formadores são Alexandre Paio, João Sousa e Carolina Cardoso, do Vitruvius FABLAB-ISCTE-IUL, Escola das Tecnologias e Arquitetura.

Segundo os organizadores, «no século XXI, temos assistido a uma revolução digital que está a alterar o conceito de museu e o paradigma da comunicação dos seus conteúdos».

O Guia de Boas Práticas de Acessibilidade sobre Comunicação Inclusiva em Monumentos, Palácios e Museus (2017) «apresenta uma síntese de conceitos e abordagens que permitem abrir os espaços culturais a novos públicos».

As respostas a estes desafios «passam, cada vez mais, pela capacidade de produção de soluções coletivas e inovadoras, bem como pela relação próxima dos técnicos/coordenadores das instituições, públicas e privadas, com os problemas concretos das comunidades, tendo em vista a exploração de sinergias que permitam enriquecer os processos de desenvolvimento e aplicação de soluções diversificadas a distintas escalas».

Assim, «os processos colaborativos de co-criação envolvendo equipas interdisciplinares e a utilização de metodologias digitais de planeamento, geração, simulação e produção são o meio mais operativo».

Inscrições: Museu de Portimão – 282405265 e 282405230

Comentários

pub