Vídeo sobre saúde mental feito pela Universidade e ARS exibido no Alfa Pendular

Curta chama-se “Veras”

Um vídeo sobre a importância da intervenção precoce na promoção da saúde mental, produzido pelos alunos do curso de Ciências da Comunicação da Universidade do Algarve (UAlg) e pela Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve, vai passar, até 14 de Abril, no canal televisivo dos comboios Alfa Pendular.

#semprehaveraAjuda é o mote da curta-metragem produzida, então, pelos alunos em colaboração com a Unidade de Cuidados na Comunidade de Faro e a Unidade de Saúde Pública do Agrupamento de Centros de Saúde Central da ARS Algarve.

A curta-metragem “Veras”, dos alunos Raphael Tonelli e Günther Daou Shöler do curso de Ciências de Comunicação da UAlg, foi o filme escolhido entre uma dúzia de sugestões apresentados pelos estudantes do 1º ano e relata o percurso de vida de uma mulher, desde a sua infância até a terceira idade, retratando os obstáculos e as dificuldades que encontra e que não consegue superar sozinha.

O filme, que foi desenvolvido nos meses de Novembro e Dezembro de 2018, com a orientação de uma equipa multidisciplinar de profissionais de saúde do ACeS Central da ARS Algarve, tem como objetivo sensibilizar para os problemas de saúde na área da Saúde Mental e para a importância de pedir ajuda e apoio profissional atempadamente.

A mensagem divulgada neste âmbito pela ARS Algarve sublinha que “A Saúde Mental também se promove. Não hesite. Confie na sua equipa de saúde”.

O “Veras” foi apresentado publicamente no Instituto Português do Desporto e Juventude de Faro e, mais recentemente, durante a Semana de Saúde e Desporto de Quelfes. Também pode ser visualizado nos quiosques multimédia das salas de espera dos Centros de Saúde da região do Algarve, passando agora a integrar a programação do canal televisivo dos comboios Alfa Pendular.

Este vídeo teve também a colaboração com os colegas de curso Bruno Coelho e Diogo Petreques.

Comentários

pub