Mais de um milhar de jovens fazem a festa do basquetebol em Albufeira

Serão disputados um total de 198 jogos

Albufeira volta a ser palco da Festa do Basquetebol Juvenil, que irá trazer a este concelho mais de um milhar de atletas, vindos de todo o país, entre os dias 11 e 16 de Abril.

A edição de 2019 deste que é «o maior evento do desporto juvenil organizado em Portugal», sendo «esperados cerca de 1200 representantes das várias seleções regionais dos escalões de sub-14 e sub-16 masculinos e femininos, que irão estar em competição, durante cinco dias, em seis pavilhões desportivos da cidade», segundo a Câmara de Albufeira.

A sessão de boas vindas vai realizar-se no dia 11 de Abril, a partir das 18h00, com concentração no Largo do Município, em frente ao edifício da Câmara. «Jogadores, treinadores, dirigentes, árbitros e familiares irão desfilar até ao Pau da Bandeira, passando pela Praça dos Pescadores, Cais Herculano em direção ao Largo Eng.º Duarte Pacheco, onde começará a verdadeira festa», ilustrou a autarquia.

Os apresentadores deste ano são os internacionais portugueses Tomás Barroso, João Guerreiro e Stefan Djukic. Tomás é natural de Albufeira, João Guerreiro de Faro e Djukic, que integra a equipa sénior do Imortal, nasceu em Belgrado, mas veio viver para Faro desde muito cedo.

Depois de lançado oficialmente o evento, podem começar os jogos, que serão, ao todo 198, todos eles com transmissão em live streaming, uma novidade desta 13ª edição do evento.

Os jogos, de entrada livre (limitada à lotação dos pavilhões), decorrem entre os dias 12 e 16 de Abril nos Pavilhões Municipal de Albufeira, Desportivo da EBSA, Desportivo da ESA, Francisco Neves,  da EB 2,3 Francisco Cabrita e de Olhos de Água.

As Finais estão marcadas para a manhã do dia 16, no Pavilhão Desportivo da Escola Básica e Secundária, no Pavilhão Francisco Neves e no Pavilhão Desportivo de Albufeira, onde decorrerá também a Cerimónia de Encerramento e a Entrega de Prémios, às 12h00.

Paralelamente à competição, vão decorrer, como tem sido hábito, os Jogos All-Star. No sábado, às 16h00, o Pavilhão Desportivo de Albufeira acolhe alguns dos mais conceituados jogadores nacionais da modalidade, que irão demonstrar o seu talento e conviver com os jovens participantes na festa. O Jogo All-Star masculino será transmitido em direto pela RTP2.

No domingo, dia 14, às 14h40, as estrelas do basquetebol nacional vão defrontar algumas das figuras públicas conhecidas de todos nós. «Marta Atalaia, Diogo Beja, António Raminhos, DJ Kamala, Luís Filipe Borges, Cifrão, Diogo Reis, Joana Alvarenga, Pedro Rodil e Vasco Correia irão demonstrar os seus dotes basquetebolísticos numa animada partida, que terá lugar no Pavilhão Desportivo de Albufeira», revelou a Câmara de Albufeira.

No exterior do Pavilhão Desportivo de Albufeira estará uma Fun Zone com um ecrã gigante, que transmitirá os jogos que estão a decorrer nos vários pavilhões.

A vertente solidária que tem estado sempre associada à Festa do Basquetebol Juvenil não foi esquecida. No dia 15, às 11h00, a Federação Portuguesa de Basquetebol e a Câmara Municipal de Albufeira vão visitar as instalações de uma IPSS do concelho para entregarem a verba angariada através da ação Basket Solidário, que prevê a doação de 2 euros por parte de todos os participantes do evento.

«Este ano, face aos trágicos acontecimentos em Moçambique, a organização da Festa decidiu angariar uma verba extra para associar-se à causa e contribuir para ajudar quem mais precisa», acrescentou a autarquia.

A Festa do Basquetebol é uma iniciativa da Federação Portuguesa de Basquetebol, em parceria com a Câmara Municipal de Albufeira e com o apoio da Associação de Basquetebol do Algarve, Imortal Basket Club e Clube de Basquete de Albufeira. O evento conta, ainda, com a colaboração de várias associações distritais de basquetebol de todo o país.

Comentários

pub
pub