Jornalista Len Port lança livro sobre personagens menos conhecidas do Algarve

O autor é um jornalista que vive no Algarve desde os anos 80

“People in a Place Apart – Insights into Adventure, Mystery and Intriguing Personalities throughout the History of the Algarve” é o título do livro de Len Port, que irá ser lançado na sala Shelb do Hotel Holiday Inn de Armação de Pêra, no dia 14 de Abril, das 16 às 18 horas.

Len Port é um jornalista e autor que vive no Algarve desde os anos 80. Escreve sobre assuntos de interesse humano, ambiental e históricos.

“People in a Place Apart”, editado em língua inglesa, reflete sobre a notável variedade de culturas e personalidades individuais que vieram para a província mais ao sul de Portugal, o Algarve, desde o alvorecer da história até os dias atuais. Olha não apenas para aspetos pouco conhecidos de pessoas conhecidas, mas também para personagens muito menos familiares que deixaram a sua marca, de um jeito ou de outro, neste canto muito especial da Europa.

Mas o que há de tão especial nisso?

O sul de Portugal sempre foi marginal. Nos tempos antigos, foi considerado o extremo do mundo conhecido. Na Idade Média, os mouros muçulmanos do norte da África chamaram Al-Gharb à região, significando não apenas “o oeste”, mas o extremo oeste em relação ao seu enorme império.

Por muitos séculos, o simples afastamento do lugar foi a atração de pioneiros, exploradores e aventureiros de vários grupos étnicos. Ainda é considerado um lugar calmo, mas a facilidade de acesso das cidades da Europa e mais além é uma das principais razões pelas quais muitos estrangeiros agora vêm para cá.

O livro apresenta «o desfile de personagens, mais ou menos notáveis, mais ou menos intrigantes, que escolheram esta região para viver, deixar uma marca que perdura até aos dias de hoje e que moldou, quer queiramos ou não, a forma de ser, de viver e de pensar de todos aqueles que os conheceram», explica o editor.

 

 

Comentários

pub