DiVaM convida a viajar no tempo em Milreu e Alcalar

Ambas as atividades fazem parte do programa DiVaM – Dinamização e Valorização dos Monumentos da Direção Regional de Cultura do Algarve

Um “Dia Criativo em Milreu – Viagem no tempo” e um “Dia na Pré-História”, nos Monumentos Megalíticos de Alcalar, vão animar, no próximo dia 4 de Maio, estes dois monumentos algarvios. 

Ambas as atividades fazem parte do programa DiVaM – Dinamização e Valorização dos Monumentos, da Direção Regional de Cultura do Algarve.

“Dia Criativo em Milreu – Viagem no tempo” irá decorrer nas Ruínas Romanas de Milreu, em Estoi (Faro), entre as 10h00 e as 17h00.

Segundo a Direção Regional de Cultura, esta iniciativa «consiste na exploração dos temas Mosaico e Land Art /Arte na Natureza para todas as idades».

«O programa inclui palestras sobre as origens do conceito Land Art /Arte na Natureza, introdução à história dos mosaicos e exemplos na História da Arte».

Segue-se a visita orientada às ruínas arqueológicas, desenho, fotografia e recolha de materiais naturais. Após um piquenique convívio, dá-se início à criação de mosaicos individuais ou de grupo com o apoio dos artistas presentes, que serão registados em fotografia. Será uma viagem no tempo, recuando à arte romana, ligando-a à natureza e dinamizando, com os participantes, um dia artístico em Milreu.

A atividade será promovida por Nicole Lissy, Sadie Walker, Jane Gittens e Gonçalo Rodrigues da Associação Amarelarte com a colaboração dos Amigos do Museu de São Brás de Alportel.

 

 

As inscrições podem ser enviadas até 3 de Maio para [email protected]

“Um Dia na Pré História” decorre nos Monumentos Megalíticos de Alcalar, em Portimão, das 10h00 às 17h30.

Todos os participantes poderão conhecer de uma forma interativa o quotidiano das populações pré-históricas, através de um conjunto diversificado de ateliês práticos e didáticos representativos das atividades de caça, olaria, gravura, tecelagem, fabrico de ferramentas, processos de talhe, preparação e cozedura de alimentos, fabrico de cerveja pré-histórica, fabrico de instrumentos agrícolas e adornos, transporte de grandes monolíticos e moagem.

Este ano o dia será animado com a presença da Escola da Bemposta e do seu grupo de teatro que irá recriar cenas do quotidiano daqueles tempos milenares.

“Um Dia na Pré História” é uma iniciativa organizada pelo Museu de Portimão e conta ainda com a colaboração do Município de Monchique, Juntas de Freguesia de Portimão, Alvor, Mexilhoeira e Grupo de Amigos do Museu de Portimão.

Comentários

pub