Alcalar regressa à Pré-História

A entrada é livre

Os Monumentos Megalíticos de Alcalar, em Portimão, voltam a ser palco, no dia 4 de Maio, das 10h00 às 17h30, de uma viagem ao passado até aos tempos da Pré-História.

Durante o dia, os participantes poderão conhecer, de uma forma interativa, o quotidiano das populações pré-históricas, através de um conjunto diversificado de ateliês práticos e didáticos representativos das atividades de caça, olaria, gravura, tecelagem, fabrico de ferramentas, processos de talhe, preparação e cozedura de alimentos, fabrico de cerveja pré-histórica, de instrumentos agrícolas e adornos, transporte de grandes monolitos e moagem.

«Este ano, o dia será animado com a presença da Escola da Bemposta e do seu grupo de teatro, que irão recriar cenas do quotidiano daqueles tempos milenares», diz a Câmara de Portimão.

A arqueologia experimental volta a marcar a oferta desta iniciativa com um conjunto de propostas que permitirão ao visitante participar e assistir à preparação dos alimentos até à sua confeção.

Os mariscos (berbigão, amêijoa) e o peixe fazem igualmente parte da ementa que os mais curiosos poderão provar. Sem fósforos nem facas, a equipa, especializada neste tipo de experimentação, vai fazer o fogo e preparar os alimentos como se recuássemos 5000 anos, utilizando os instrumentos de pedra.

A recriação histórica, que permite a centenas de famílias participarem nas atividades que eram habituais na pré-história, de forma divertida e pedagógica, integra o conjunto de iniciativas que têm vindo a ser desenvolvidas desde 2006, pelo Museu de Portimão, nos Monumentos Megalíticos de Alcalar (Monumento Nacional). Constitui um dia de experiências fundamentadas pelos estudos já realizados sobre o território Alcalarense e os trabalhos desenvolvidos por parte de investigadores das universidades de Estugarda, Córdoba e pelo Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa.

Uma vez mais, a recriação conta com um apoio financeiro proveniente da candidatura realizada pelo Grupo de Amigos do Museu de Portimão ao Programa DiVaM da Direção Regional da Cultura do Algarve e com a ajuda de várias entidades e de um grupo de voluntários que habitualmente colaboram com a equipa do museu na dinamização destas atividades.

“Um dia na Pré-História” faz parte das comemorações do 11º aniversário do Museu de Portimão e conta com o apoio da Direção Regional de Cultura do Algarve, do Município de Monchique e das Juntas de Freguesia de Portimão, Alvor, Mexilhoeira Grande e do Grupo de Amigos do Museu de Portimão.

Comentários

pub