Aljezur promove alimentação saudável e atividade física

Câmara de Aljezur quer colocar a população a mexer e a comer de forma mais saudável

A Câmara de Aljezur vai promover estratégias de promoção da alimentação saudável e da atividade física, junto da população do concelho.

A autarquia aljezurense assinou um protocolo com a Direção-Geral da Saúde (DGS) e com a Administração Regional de Saúde do Algarve, IP (ARS Algarve) para «operacionalização da Estratégia Integrada para a Promoção da Alimentação Saudável, da Estratégia Nacional para a Promoção da Atividade Física, da Saúde e do Bem-Estar e do Plano de Ação Nacional para a Atividade Física», revelou a Câmara de Aljezur.

O objetivo é promover «hábitos alimentares saudáveis e a prática de atividade física pela população do concelho, contribuindo para a melhoria do seu estado de saúde e para redução das desigualdades sociais, no domínio da saúde».

«Através de uma abordagem de intervenção multissetorial pretende-se modificar os ambientes, de modo a serem promotores de hábitos alimentares saudáveis, da prática de atividade física, saúde e bem-estar», descreve  a autarquia.

Ao mesmo tempo, ir-se-á «modificar a oferta alimentar de determinados alimentos, em particular diminuindo a oferta dos que apresentam elevado teor de açúcar, sal e gordura e aumentando a oferta de água, fruta e produtos hortícolas frescos, de preferência respeitando critérios de disponibilidade sazonal e de proximidade», bem como «melhorar a qualidade e acessibilidade da informação disponível ao consumidor sobre alimentação saudável e atividade física, de modo a informar e capacitar os cidadãos e profissionais, para escolhas saudáveis».

Comentários

pub