Sul também desliga as luzes em honra do Planeta

“Hora do Planeta” é um gesto simbólico para alertar para o problema das alterações climáticas

Faro, Portimão, Loulé, Lagoa, Tavira, Olhão, Silves, Odemira Moura, Cuba, Serpa e Grândola vão pôr o Sul às escuras, em mais uma Hora do Planeta, a assinalar-se este sábado, 30 de Março, das 20h30 às 21h30. 

Esta é uma iniciativa à escala mundial que quer ser um gesto simbólico de alerta para o problema das alterações climáticas.

Começando por Faro, vai ser desligada a iluminação no Largo do Carmo e zona envolvente.

Na “Hora do Planeta”, Portimão, por sua vez, vai desligar as luzes de edifícios municipais e locais públicos, nomeadamente dos Paços do Concelho, Museu, Mercado da Avenida São João de Deus, Biblioteca Municipal, Casa Manuel Teixeira Gomes e dos Complexos Desportivos de Alvor e da Mexilhoeira Grande.

O Município garante ainda que continuará «a investir na substituição das luminárias de sódio na iluminação pública e equipamentos desportivos municipais por equivalentes em LED».

«Essa alteração já foi feita ao nível da iluminação do Complexo Desportivo de Alvor (piscina e campo de ténis)». Nas ruas, o destaque vai para a «substituição de toda a iluminação da V6 (Rotunda do Max Mat até Rotunda Três Castelos) e V3 ( no troço entre a Rotunda Três Castelos até Rotunda da Marina) para LED, bem como a iluminação da fonte da Rotunda dos Três Castelos».

Está ainda em curso um projeto de substituição da iluminação de várias praças, nomeadamente a Rotunda Salgueiro Maia e Largo 1º de Maio, além de um projeto para substituição de 3 mil luminárias públicas para LED, o que significa uma poupança final de cerca de 50%.

Já em Loulé, das 20h30 às 21h30, a autarquia compromete-se a desligar as luzes de vários edifícios e espaços públicos do Município: Paços do Concelho, Edifício Engenheiro Duarte Pacheco/Assembleia Municipal, Monumento Engenheiro Duarte Pacheco, Mercado Municipal de Loulé, Cine-Teatro Louletano, Muralha do Castelo de Loulé, Centro Autárquico de Quarteira e edifícios das juntas de freguesia de S. Sebastião, S. Clemente, Quarteira, Salir, Querença, Tôr, Benafim e Boliqueime.

Por outro lado, o Município compromete-se a desligar o standby de todos os equipamentos elétricos existentes no Município após o horário laboral.

«É, pois, neste contexto de preocupação, de mudança comportamental e de adaptação aos impactos da mudança do clima, que a Câmara Municipal de Loulé volta a aderir à Hora do Planeta, iniciativa que, apesar de ser simbólica, é a maior ação do género à escala mundial, que começa na Austrália e percorre todo o globo terrestre».

Em Lagoa, as luzes dos Paços de Concelho, do Forte de Nossa Senhora da Encarnação, do Passadiço de Carvoeiro/Algar Seco, do Centro de Congressos do Arade e dos depósitos de água de Estômbar, Lagoa, Sesmarias e Porches vão ser apagadas.

Passando para Olhão, serão desligadas as luzes dos Paços do Concelho, Biblioteca Municipal José Mariano Gago e Piscinas Municipais.

As crianças das escolas básicas do concelho associaram-se também à iniciativa, através da criação de desenhos alusivos ao tema, que estão expostos no espaço entre os Mercados Municipais, de forma a alertar e sensibilizar a população para a temática dos problemas ambientais.

Os jovens alunos olhanenses podem, desta forma, mostrar a sua preocupação para com os problemas ambientais, assim como ver os seus trabalhos expostos publicamente e mostrá-los a familiares e amigos.

Estes desenhos estarão depois expostos na Semana da Criança e do Ambiente, que decorrerá no Jardim Pescador Olhanense.

Silves, por sua vez, vai desligar as luzes do Castelo. Ainda no Algarve, Tavira também se associa à “Hora do Planeta” e vai desligar a iluminação do edifício dos Paços do Concelho.

Grândola, no Alentejo, apagará as luzes do Edifício dos Paços do Concelho, do Mural ao 25 de Abril e do Reservatório Elevado de Grândola.

Além disto, o Município de Grândola enviou uma mensagem, na fatura da água, que permite sensibilizar os munícipes para, em simultâneo, se unirem a esta iniciativa.

Na vila de Odemira será desligada a iluminação no Edifício dos Paços do Município, no Edifício da Divisão de Desenvolvimento Sociocultural, no Moinho de Vento, na Praça Sousa Prado, bem como a iluminação cénica na parte inferior do tabuleiro da Ponte Rodoviária sobre o Rio Mira.

Será também deligada a iluminação no Jardim Público de Vila Nova de Milfontes.

Moura, Serpa e Cuba também se vão associar à iniciativa, mas no site, ainda não divulgaram em que edifícios apagará as luzes.

A Hora do Planeta, evento da World Wide Fund For Nature (WWF), é um movimento global que une milhões de pessoas em todo o mundo para mostrarem o seu compromisso com o planeta.

A iniciativa nasceu há 12 anos em Sydney, como um gesto simbólico para chamar a atenção para o problema das alterações climáticas. No ano passado, milhares de cidades em 188 países participaram nesta iniciativa que apagou mais de 12 mil monumentos e edifícios emblemáticos.

O desafio também é lançado a todos para que, durante estes 60 minutos, desliguem também as luzes da sua casa ou empresa, num ato simbólico de preocupação ambiental.

Comentários

pub