Medronho#2, agora em Marmelete, é destaque de Março no 365 Algarve

Festival Internacional de Piano, Moda Vestra, Lavrar o Mar e Aleixo na programação deste mês

Medronho#2, que se vai apresentar entre 14 e 17 de Março, e novamente entre 21 e 24 desse mês, em Marmelete, convida o público e os turistas a rumarem mais uma vez à serra de Monchique, para assistirem (e participarem) em mais uma viagem conduzida pelo projeto Lavrar o Mar.

Este segundo espetáculo da série Medronho, encenado por Giacomo Scalisi, acontece em Marmelete, que escapou ao grande fogo do ano passado, em duas destilarias onde ainda há medronho. Afonso Cruz escreve do outro lado, onde o medronho ainda existe, mas onde também a energia e o percurso longo da destila do medronho poderão desaparecer de um momento para o outro.

Medronho#2, que prossegue o caminho iniciado em 2018 com o espetáculo Serra, porque “o importante é não esquecer”, é um dos destaques da programação do 365 Algarve ao longo de Março.

Mas quase logo a abrir o mês, no dia 2, o acordeonista João Frade, Sickonce (eletrónica) e a artista visual Ana Perfeito, que constituem o coletivo Moda Vestra, irão subir ao palco do Teatro das Figuras, em Faro.

O trio faz aqui a sua última apresentação, dando um espetáculo que parte das sonoridades musicais tradicionais do Algarve, explora a ambiguidade entre o tradicional, o passado, o atual e as visões de futuro da região.

Nesse mesmo sábado, 2 de Março, a música toma conta do Teatro Municipal de Portimão, com o Concerto nº 3 de Prokofieff para piano e orquestra, interpretado pelo pianista João Queirós Bastos acompanhado pela Orquestra Sinfónica da ESMAE, conduzida pelo maestro José Eduardo Gomes.

O concerto acontece no âmbito do 3º Festival Internacional de Piano do Algarve.

As artes visuais continuam em destaque na programação do 365 Algarve, com a exposição de(a)nunciar AleixoHoje, patente até 20 de Abril na Galeria do Convento do Espírito Santo, em Loulé.

de(a)nunciar AleixoHoje apresenta-se no âmbito dos V Encontros do DeVIR e é constituída por 10 instalações que abordam questões da atualidade, de âmbito local e internacional, que certamente mereceriam o interesse e a atenção do Poeta António Aleixo, caso fosse nosso contemporâneo.

Em 2019, completam-se 120 anos do seu nascimento e esse facto é razão mais do que suficiente para lembrarmos o homem e festejarmos a sua obra, à luz dos nossos dias e do que neles acontece. Falar dele e da sua obra é também refletir sobre nós, sobre a nossa identidade. Como a ele (e também a nós), não nos chega entreter e animar, queremos promover olhares contemporâneos sobre temas pertinentes que contribuam para melhor compreendermos a nossa realidade.

Entre Outubro e Maio, o 365 Algarve apresenta uma programação cultural dinâmica e de elevada qualidade que promete criar na região algarvia momentos ímpares de alegria, conhecimento e entretenimento.

A Viagem é o tema da edição deste ano. Um conceito que simboliza o que o 365 Algarve se propõe fazer ao longo de oito meses, oferecendo a oportunidade de, simultaneamente, usufruir de um território de características especiais, único na conjugação entre mar e serra, e de um total de 402 espetáculos, entre concertos, teatro, eventos e visitas ao património cultural desta região de Portugal.

O desafio desta Viagem é o da descoberta de outros mundos, palpáveis e, também, imateriais. Percorrendo os vários concelhos algarvios, o 365 Algarve guia este percurso através da música, das artes performativas, do cinema e da literatura, conjugando-os com as tradições e história da região, numa aventura de exploração e descoberta que une as artes e o turismo.

A programação completa encontra-se disponível no site www.365algarve.pt e nas redes sociais.

Comentários

pub