Fevereiro é mês grande para a Mostra de Banda Desenhada de Odemira

Mostra só termina em Março

A 13ª edição da BDTECA – Mostra de Banda Desenhada de Odemira, com exposições, workshops e o lançamento de um catálogo, tem o seu auge durante este mês de Fevereiro, na Biblioteca Municipal. 

A iniciativa que decorre desde o mês de Janeiro e termina em Março, é promovida pelo Município de Odemira, em parceria com a Sopa dos Artistas – Associação Local de Artistas Plásticos.

Até ao dia 21 de Fevereiro, vai estar patente ao público a exposição “Susana Resende aos quadradinhos”. Susana Resende é artista plástica e ilustradora profissional (ilustração editorial e publicitária). Concluiu o curso de Desenho da Sociedade Nacional de Belas-Artes e a licenciatura em Pintura na FBAUL.

Até ao dia 28 de Fevereiro decorre uma mostra documental sobre Jorge Magalhães (1938-2018). A atividade de Jorge Magalhães na BD foi prolífica e diversificada: escreveu argumentos, guiões, fez traduções, coordenou revistas da especialidade, adaptou obras literárias para bandas desenhadas, mas foi como argumentista e guionista de BD que se tornou a maior referência em Portugal.

No dia 14 de Fevereiro, decorrerão duas sessões de Banda Desenhada, pela Editora Devir, dirigidas ao público escolar, agendadas para as 11h00 e as 14h00.

Para os dias 15 e 23 de Fevereiro, às 10h00, estão programados dois workshops com o tema “Fundamentais de Banda Desenhada”, dinamizados por Susana Resende.

No dia 15 de Fevereiro, a sessão será destinada ao público escolar e no dia 23 será dirigida ao público em geral, para participantes com idades a partir dos 15 anos (mediante inscrição prévia para o mail biblioteca@cm-odemira.pt)

Já no dia 23 de Fevereiro, a partir das 17h30, será apresentada a edição “Odemira-te n.º 4 – Catálogo de Banda Desenhada de Odemira” e inaugurada a exposição de trabalhos e anúncio dos vencedores do Concurso de Banda Desenhada. A exposição estará patente ao público até ao dia 12 de Março.

Em paralelo, decorre o Concurso de Banda Desenhada, cujo prazo de entrega de trabalhos termina no dia 11 de Fevereiro, sendo dirigido a maiores de 16 anos e com tema livre.

O concurso tem como prémios 500 euros (1º classificado), 250 euros (2º) e 125 euros (3º). As normas estão disponíveis clicando aqui.

Comentários

pub
pub