Festival de Caminhadas revela os encantos de Alcoutim e Sanlúcar do Guadiana

Integrando a Algarve Walking Season, trata-se do primeiro de três festivais de caminhadas, que acontecem ao longo do ano na região

Alcoutim e Sanlúcar, as vilas situadas frente a frente nas duas margens do rio Guadiana, tornam-se o epicentro das caminhadas na região do sudoeste da Península Ibérica e da Europa, durante os três dias do Festival de Caminhadas, que decorre de 8 a 10 de Março.

A sexta edição, que será organizada pela Câmara Municipal de Alcoutim, com a colaboração do Ayuntamiento de Sanlúcar de Guadiana, integra a Algarve Walking Season, apoiada pelo Turismo de Portugal e pelo Turismo do Algarve, tendo como promotora a Cooperativa QRER e como parceiro a Associação Almargem.

Este que é o primeiro de três festivais de caminhadas, que acontecem ao longo do ano no Algarve, volta a crescer em participantes, em colaboradores e em experiências únicas no território.

Desde a Serra do Caldeirão ao Rio Guadiana, e valorizando o património natural, cultural, histórico, gastronómico e etnográfico, Alcoutim e Sanlúcar de Guadiana oferecem três dias de atividades que, de uma forma sustentável, apaixonam o visitante.

As atividades dão a conhecer os encantos da região com caminhadas associadas à boa comida, aos encantos da paisagem, às atividades agro-pastoris, à astronomia, às artes tradicionais, ao simples deixar levar-se… «Aqui o Inverno já dá ares de Primavera!», garantem os promotores.

O Festival das Caminhadas de Alcoutim propõe 17 caminhadas temáticas e cinco ateliês: Paisagens Apícolas das Taipas, Na Rota dos Sabores do Porco, Percurso de Observação da Natureza, Fabrico de Porta Canivetes em Empreita ou Isqueiros de Pastor. Mas muito mais é proposto para os três dias do Festival.

As caminhadas decorrem por todo o concelho de Alcoutim e em Sanlúcar de Guadiana, com diferentes níveis de dificuldade, são levadas a efeito por guias conhecedores do território, que enquadram as diferentes temáticas propostas.

«As propostas apresentadas são mais que caminhadas, são uma experiência que permite aos participantes conhecer a paisagem, um pouco da História da região, espaços/monumentos culturalmente interessantes, a oportunidade de conhecer locais e “gentes”, e por vezes ainda, alguns dos locais onde poderão saborear a gastronomia típica da região», acrescenta a Câmara de Alcoutim em nota de imprensa.

Pelo sexto ano consecutivo, o Município «pretende evidenciar, uma vez mais, o potencial de Alcoutim como região de excelência para a prática de caminhadas na Natureza em conjugação com património natural, histórico, gastronómico e cultural diversificado».

A participação é condicionada a inscrição prévia que deverá ser realizada no formulário online clicando aqui.

O pagamento das caminhadas é realizado no próprio dia, antes do seu início.

Para informações contactar o serviço de Turismo do Município de Alcoutim através dos seguintes contactos:
e-mail: festival.caminhadas@cm-alcoutim.pt
PT: (00351) 965 764 457
ES: (0034) 610 839 395

 

Comentários

pub
pub