Castro Marim dá 90 mil euros em bolsas de estudo

Câmara atribuiu 62 bolsas de estudo a alunos do secundário e do ensino superior

A Câmara Municipal de Castro Marim atribuiu, este ano, mais de 90 mil euros em bolsas de estudo, para alunos do ensino secundário e superior do concelho.

Segundo a autarquia, foram atribuídas 62 bolsas de estudo, 41 de ensino secundário e 21 de ensino superior, «permitindo aos jovens residentes no concelho que prossigam os seus estudos, independentemente da sua condição económico-financeira. Por cada estudante do ensino secundário são atribuídos 1000 euros anuais e para os de ensino superior 2500 euros (valor variável consoante a atribuição de bolsa da faculdade)».

A Câmara de Castro Marim considera que «este é um investimento que defende o desenvolvimento e o futuro de Castro Marim e que, ao mesmo tempo, promove o aproveitamento escolar, uma vez que é uma das condições da atribuição das bolsas».

Nos últimos três anos, de acordo com a autarquia, foram investidos cerca de 230.000 euros na atribuição de bolsas de estudo.

No entanto, realça o município, «a política de educação e ação social escolar contempla outras iniciativas e medidas, entre as quais se podem destacar a atribuição de um auxílio económico anual para aquisição de material escolar a alunos do ensino básico pertencentes a agregados familiares de fracos rendimentos, a aquisição dos livros de fichas dos alunos do 1º ciclo, o financiamento de 50% do valor do passe de transportes públicos para todos os alunos residentes no concelho a estudar na Escola Secundária de Vila Real de Santo António, a cedência de transporte escolar a todos os alunos do 1ºciclo cuja residência se situe a mais de 3km do estabelecimento de ensino que frequentam e a viagem anual dos melhores alunos de cada ano e de cada turma».

A Câmara de Castro Marim realça ainda que «colabora com a Universidade do Algarve na atribuição de Bolsas de Excelência académica a estudantes, residentes no concelho, que ingressaram este ano letivo na faculdade».

As Bolsas de Excelência pagam integralmente a propina do 1º ano de licenciatura, ou de mestrado integrado, aos cinco melhores alunos provenientes de Castro Marim.

 

Comentários

pub