Câmara de Aljezur dá 220 mil euros às freguesias do concelho

A proposta foi aprovada por maioria

A Câmara de Aljezur aprovou o apoio financeiro de 220 mil euros para as freguesias do concelho: Aljezur, Bordeira, Rogil e Odeceixe.

Segundo a Câmara de Aljezur, a «proposta apresentada é uma vontade estratégica das freguesias para responder às necessidades dos seus fregueses. A proposta foi aprovada por maioria, com os votos a favor do PS, abstenção da CDU e o voto contra do vereador da Coligação “Juntos por Aljezur”».

Além dos apoios financeiros, a Câmara Municipal mantém um conjunto de acordos de delegação de competências e acordos de execução em vários domínios, sendo disponibilizados os respetivos pacotes financeiros e outros meios.

«Dada a realidade demográfica, territorial, social e económica das freguesias do Município, estas não são geradoras de receitas próprias, que permitam acrescer às transferências do Orçamento Geral do Estado verbas suficientes, de forma a promover e salvaguardar os interesses próprios das suas populações, nomeadamente no apoio direto às comunidades Locais», acusa a autarquia aljezurense.

Destacam-se para a Junta de Aljezur, a construção de um armazém, assim como a constituição de Unidade Local de Proteção Civil, que inclui despesas para aquisição de equipamentos de combate a incêndios, seguros, realização de ações de formação e sensibilização das populações. Ainda o apoio para várias iniciativas de animação ao longo de todo ano.

Para o Rogil, a prioridade é a construção de novo edifício para a junta, «criando assim melhores condições de trabalho e condições para receberem os fregueses, e ainda o apoio para várias iniciativas de animação ao longo do ano».

Para a Junta de Bordeira, entre outras, destaca-se a aquisição de viatura todo o terreno, a obra de conclusão do Miradouro, assim como um programa de animação, a instalação de um posto de informação turística em Carrapateira e o arranjo de vários locais e ajardinamento em vários espaços da Freguesia.

A Freguesia de Odeceixe irá levar a cabo um vasto programa de animação, de Verão, Natal e Passagem de Ano, a criação de um centro de interpretação do Moinho de Odeceixe, o melhoramento da toponímica rural e ainda desenvolver o projeto para um armazém para a junta de freguesia.

Comentários

pub