Algarve é a região do país com menos Eco-Escolas

Há 1752 escolas inscritas em todo o país, envolvendo 741.241 alunos e 2329 professores coordenadores, em 241 municípios

O Algarve, com apenas 48 escolas, é a região do país com menos estabelecimentos de ensino na rede nacional de Eco-Escolas. No entanto, segundo a vereadora Ana Martins, da Câmara de Lagoa, «ainda estamos muito a tempo de aumentar esse número».

A vereadora responsável pelo pelouro da Educação falava na manhã de ontem, na abertura do Seminário Nacional Eco-Escolas 2019, que começou esta sexta-feira e termina amanhã, dia 20 de Janeiro, no Centro de Congressos do Arade, no Parchal (Lagoa).

Ana Martins salientou que «Lagoa, Cidade Educadora, já tem mais de 50% das suas escolas públicas e privadas no programa eco-escolas» e que é «fruto desse trabalho que estamos aqui hoje».

Aliás, uma dos estabelecimentos de ensino lagoenses, a Nobel International School, recebeu ontem um prémio de Excelência, no âmbito deste projeto nacional.

José Archer, presidente da Associação Bandeira Azul (ABAE), que promove este projeto nacional das Eco-Escolas, sublinhou que, desde que começou em Portugal, o programa já atingiu «variadas gerações de estudantes, que hoje são cidadãos ativos e mais conscientes». Elogiou ainda «o empenho, trabalho e dedicação que os professores têm posto ao serviço do projeto, desde o seu início».

Margarida Gomes, coordenadora nacional do projeto Eco-Escolas, recordou que «Portugal é quase pioneiro, uma vez que entrou no segundo ano de existência» deste programa internacional.

Aliás, o especialista indiano Pramod Sharma, Senior Director of Education da Foundation for Environmental Education, a entidade que promove, a nível mundial, as Eco-Escolas, salientou, na abertura do seminário, que «Portugal é um dos países líderes no programa em termos globais».

Assim, no ano letivo de 2018/2019, há 1752 escolas inscritas em todo o país, envolvendo 741.241 alunos e 2329 professores coordenadores, em 241 municípios. Este ano, há mesmo 23 estabelecimentos de ensino superior envolvidos.

A nível mundial, há Eco-escolas em 77 países, envolvendo mais de 51 mil estabelecimentos de ensino.

São números que, segundo Margarida Gomes, traduzem bem a força deste «projeto fundamental de cidadania», em Portugal e no mundo.

Na sua intervenção, Pramod Sharma salientou igualmente que, hoje em dia, com os problemas que o planeta enfrenta, «a sustentabilidade já não é uma escolha, é uma obrigação».

A sustentabilidade, acrescentou, «é um aspeto muito importante que tem de fazer parte do sistema educativo», para alertar os jovens alunos «para os problemas que estamos a enfrentar agora e no futuro».

Pramod Sharma valorizou ainda o papel do professor «como facilitador e guia do estudante, mais do que simples transmissor de conhecimentos».

O especialista indiano, convidado especial deste seminário, falou também dos «problemas prementes» a nível ambiental, concluindo que «no contexto da sustentabilidade, as crianças não são os cidadãos do futuro, elas são já os cidadãos do presente, de agora».

 

Escolas premiadas

No final da sessão de abertura, foram ainda entregues os Diplomas de Qualidade 2018, a escolas de todo o país. Assim, do Alentejo, foram premiadas a Escola Básica Sebastião da Gama (Estremoz), o Colégio Nossa Senhora da Graça (Odemira), a Escola Básica de Pias (Serpa), a Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Serpa e a Escola EB1+JI Frei António das Chagas (Vidigueira).

Do Algarve, nesta categoria, apenas foi premiada a EBI Prof. Dr. Aníbal Cavaco Silva, de Boliqueime (Loulé).

Quanto aos Diplomas de Excelência, no Sul do país, as galardoadas foram a Escola Básica Conde de Vilalva (Évora) e a Nobel International School (Lagoa).

Foram igualmente entregues os prémios «Rota Pela Floresta 2018», atribuídos aos municípios de Loulé, Amadora e Mealhada. Houve também Menções Honrosas para Aljustrel, Viseu, Braga, Leiria, Machico, Águeda e Soure.

O Eco-Escolas é um programa internacional reconhecido pela UNESCO como a maior rede de educação para a sustentabilidade do mundo, e constitui-se atualmente como uma “ferramenta” para a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Agenda 2030), enfatizando a sua vocação de educação para uma cidadania responsável.

 

Fotos: Elisabete Rodrigues | Sul Informação

 

 

PROGRAMA

Sábado, 19 de Janeiro (manhã)

Escola EB 2,3 Rio Arade de Parchal

9h00 – Workshops

 Sessão A | 9h00-10h00 –   Sessão B | 10h15-11h15

  • Visitas Virtuais às Fábricas de Água | Sara Duarte. Águas de Portugal
  • Aquaquiz | Theo Fernandes | Águas de Portugal
  • Lixo Marinho | Catarina Gonçalves. ABAE
  • Consumo responsável de pescado | Rita Sá. WWF
  • Mar | Élio Vicente. Zoomarine *
  • Biodiversidade e conservação | Tiago Carrilho. Jardim Zoológico de Lisboa.*
  • Canto das Aves | Carlos Cruz. ICNF
  • Floresta na Horta e na cozinha | Fernanda Botelho
  • Fornos e Cozinha Solar | Celestino Ruivo. UAlg
  • Técnica de Collage | João Taborda e Sílvia Oliveira. UHU

11h30 – 13h30 – Fóruns Eco-Escolas
Grupos de Trabalho com professores + 1 grupo de trabalho com técnicos de municípios e outros participantes. 

  • Fórum 1 – Grau de Ensino: Jardim de Infância | Coordenador: Tânia Filipa da Silva
  • Fórum 2 – Grau de Ensino: 1º Ciclo | Coordenador:*
  • Fórum 3 – Grau de Ensino: 1º Ciclo | Coordenador: Carlos Pêpe *
  • Fórum 4 – Grau de Ensino: 1º Ciclo | Coordenadores:  Patrícia Romeiro e Renata Gonçalves
  • Fórum 5 – Grau de Ensino: 2º e 3º Ciclo | Coordenador: Artur Vieira
  • Fórum 6 – Grau de Ensino: 2º e 3º Ciclo | Coordenador: Eunice Pinto
  • Fórum 7 – Grau de Ensino: 2º e 3º Ciclo | Coordenador: Odete Melo
  • Fórum 8 – Grau de Ensino: 2º e 3º Ciclo | Coordenador: Vítor Martins
  • Fórum 9 – Grau de Ensino: Secundário | Coordenador: *
  • Fórum 10 – Grau de Ensino: Superior | Coordenadores: Giovanni Giorgetti e  Pedro Gonçalves
  • Fórum Municípios | Coordenadores: Margarida Gomes e Tânia Vicente

13h30 – 14h30 | Almoço – Escola EB 2,3 Rio Arade de Parchal
14h30 – 15h00 | Deslocação até ao Centro de Congressos do Arade

Sábado, 19 de Janeiro (tarde)

Centro de Congressos do Arade

15.00 – 16h00 | Painel VIII – Eco-Escolas: desafios e oportunidades
Moderador: Margarida Gomes, ABAE

  • Eco-Schools, Hand Print & SDG | Pramod Kumar Sharma . Foundation for Environmental Education
  • Investigação sobre Eco-Escolas | Leonor Prata Castelo. ICS
  • Flexibilidade Curricular e Eco-Escolas | Helena Barracosa. Centro de Formação do Algarve

16.00 – 16h45 | Painel IX – Rede Eco-Escolas | Boas práticas
Moderador: Margarida Gomes. ABAE

  • Escola EB 2, 3 Jacinto Correia, Lagoa | Fernando Manuel Pessoa
  • Escola EB 2, 3 André Soares. Braga | Vítor Martins
  • Projeto GAfeBikeLab, Escola Secundária de Gafanha da Nazaré. Ílhavo | Teresa Pacheco

16h45 – 17h00 – Pausa | Visita à Eco-Mostra

17.15h – 18h00 | Painel X – Projetos para as Eco-Escolas

  • Geração Depositrão e Geração Verdão | Filipa Moita. ERP / Novo Verde
  • Desafios UHU  | Sílvia Oliveira. UHU
  • Outros projetos sobre Economia Circular, Mar, Floresta, Alimentação, Hortas … | Margarida Gomes. ABAE
  • Sorteio Global Action Days 
  • Entrega dos prémios: melhor fotografia Seminário 2018

18h00 – 18h30 | Apresentação da Visita a Lagoa | Paulo Gomes*. CM de Lagoa.

18h30 | Conclusões e Encerramento

Domingo, 20 de Janeiro

9h00 – 13h00 – Visita a Lagoa acompanhada por técnicos da Câmara Municipal.

 

 

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