Presépios para vários gostos mostram-se em Altura e Odeleite

Em Altura, poderão ser vistos mais de cem presépios. Odeleite, volta a tornar-se numa aldeia presépio

Presépios de vários países e continentes, mas também um com pessoas de carne e osso, vão poder ser vistos nas freguesias de Altura e Odeleite, em Castro Marim.

Entre os dias 6 e 9 de Dezembro, Odeleite volta a transformar-se numa aldeia presépio. Esta é, segundo a Câmara de Castro Marim, «é uma das mais fiéis e belas recriações do nascimento do Menino, com mais de 50 figurantes e artesãos e produtores do concelho».

«A gastronomia é um dos grandes atrativos desta iniciativa. Vai haver um mercadinho, com os mais requisitados e deliciosos produtos locais, como o mel e os frutos secos, mas também com a doçaria tradicional desta época festiva. Pelas ruas da aldeia vão acontecendo diferentes performances artísticas, sendo o primeiro dia do evento particularmente preparado para os mais novos», acrescentou a autarquia.

Durante estes dias, a Casa de Odeleite vai acolher Atelier do Pão, onde «prometem ser desvendados alguns dos segredos do popular “pão caseiro”, cozido em forno de lenha». No domingo, será acesa uma fogueira de Natal, onde «os visitantes são convidados a apreciar um quente e reconfortante caldo verde».

Em Altura, serão mais de cem os presépios que poderão ser apreciados, na Junta de Freguesia local, de 8 de Dezembro a 6 de Janeiro.

«A exposição congrega presépios provenientes de vários países e continentes, de Cabo Verde, passando por vários países da Europa e também de Israel. Entre os mais antigos, encontra-se um com mais de 50 anos, manufaturado em Portugal», segundo a Câmara.

A mostra pode ser visitada de segunda a sexta-feira, entre as 9h00 e as 16h00.

Comentários

pub