Ourique aprova orçamento de 15,5 milhões para 2019

Construção de ETARs em Grandaços e Santana da Serra está entre os investimentos previstos

A Assembleia Municipal de Ourique aprovou o Orçamento e as Grandes Opções do Plano para 2019, com uma dotação de cerca de 15,5 milhões de euros. O documento teve os votos favoráveis do PS, os votos contra do PSD e a abstenção da CDU.

Segundo a Câmara de Ourique, o orçamento «mantém a orientação global de políticas municipais centradas nas pessoas, na valorização do território e na afirmação de Ourique e do seu mundo rural».

A autarquia diz que «entre as principais opções orçamentais estão a aposta na educação, a continuação do amplo programa de apoios sociais centrados na promoção da justiça social com respostas para as crianças, os jovens, as famílias e os cidadãos com maior experiência de vida; a concretização de diversas intervenções de valorização do território nas diversas freguesias e a promoção das marcas de identidade do concelho.

A aposta na educação «passa pela requalificação do Edifício do ATL de Ourique, pelo sustentação do Projeto de Combate ao Insucesso Escolar, pelas refeições escolares confecionadas nas cantinas, pela oferta das fichas a todos os alunos do 1º e 2º ciclo do ensino básico, pela concretização de transportes escolares em função das dinâmicas das comunidades educativas e com uma permanente articulação com os pilares do processo de aquisição de conhecimentos».

Já a aposta nos apoios sociais «materializa-se através das Bolsas de Estudo, da comparticipação nos medicamentos, do subsídio de natalidade, do apoio às famílias carenciadas, do apoio para recuperação de Habitações e de diversas iniciativas que, em articulação com as freguesias, com as instituições de solidariedade social e com o movimento associativo, permitam gerar melhores condições de vida em Ourique», realça a autarquia.

A Câmara de Ourique tem também previsto avançar com a construção das ETARs de Grandaços e Santana da Serra, com a conclusão das obras do arranjo urbanístico do centro histórico de Ourique, com a recuperação dos fontanários do concelho, com eletrificações rurais, com asfaltamentos de diversas ruas e infraestruturas rodoviárias e promete «uma permanente atenção às dinâmicas e necessidades do nosso território rural».

A autarquia também vai usar verba para promover «as diversas marcas de identidade do concelho através dos eventos como a Feira do Porco Alentejano, a Feira de Garvão, a Feira dos Saberes e Sabores, as Festas de Santa Maria, a participação na Ovibeja 2019» e de outras iniciativas».

Para a Câmara de Ourique, este orçamento «permitirá responder às necessidades do presente e lançar importantes sementes para um futuro ainda melhor, permitindo, pelo seu equilíbrio e sentido de responsabilidade, manter o Município de Ourique em situação de aproveitar oportunidades nacionais e europeias de aproveitamento de financiamentos, sempre centrados nas pessoas e no território».

Comentários

pub