Loulé festeja Natal com pista de gelo natural, mercado dos doces e o “Mundo da Sara”

Iniciativas começam a 1 de Dezembro

Uma pista de gelo natural, o mercado dos doces e o espetáculo “Mundo da Sara” são iniciativas com que o concelho de Loulé vai festejar a quadra natalícia. 

O programa começa começa a 1 de Dezembro, com a chegada do Pai Natal ao coração da cidade de Loulé, às 15h00, com iniciativas que irão prolongar-se até ao Dia de Reis (6 de Janeiro).

«Depois de um trenó puxado por renas, de um carro de bombeiros ou de um charrete do Clube Hípico», o Pai Natalchegará de novo à cidade de uma forma surpreendente. Na Praça da República, as crianças serão brindadas com presentes entregues pelo próprio Pai Natal e pelos seus duendes».

Nesta ocasião, que marca também a inauguração da iluminação de Natal, a música irá soar por vozes do Grupo Coral Infantil de Loulé, considerado o maior do país, que vão interpretar canções originais mas também temas de Natal intemporais.

A chegada do Pai Natal a Quarteira acontece a 2 de Dezembro, às 11h00, no Jardim Filipe Jonas, enquanto que em Almancil este momento decorre às 15h30, no Jardim das Comunidades.

Outro dos pontos altos deste programa será a inauguração da “Aldeia dos Sonhos”, com uma Parada de Natal. No dia 6 de Dezembro, a partir das 10h00, milhares de alunos das escolas do concelho irão participar nesta abertura, vestidos com as cores natalícias e com adereços alusivos à época.

«Aquele que é já um espaço de passagem obrigatória no Natal algarvio, a “Aldeia dos Sonhos” pretende recriar a Aldeia do Pai Natal, com decoração temática, a casa do Pai Natal, brinquedos tradicionais, bonecos de neve, um carrossel de madeira, uma mini-roda gigante, insufláveis, pinturas faciais, sessões de teatro e “Hora do Conto”, gastronomia alusiva à quadra e todo o ambiente caloroso associado a esta época festiva», diz a Câmara de Loulé.

Este ano, a aldeia estende-se por quatro polos. A Cerca do Convento volta a ser o núcleo central deste mundo encantando onde se encontrará, por exemplo, a Casa do Pai Natal. Já na Alcaidaria do Castelo, o público poderá visitar a Aldeia dos Duendes com as suas casas em forma de cogumelo e as oficinas de fabrico dos brinquedos. O “Polo Sul” irá localizar-se na Praça D. Afonso III onde estará este ano uma pista de gelo natural para que as crianças possam ter a experiência da patinagem.

Outra das novidades é a integração do Mercado Municipal na “Aldeia dos Sonhos”. Nos sábados e domingos do mês de Dezembro, este espaço da cidade vai transformar-se no “Mercado do Doces”, com várias bancas de venda de guloseimas como chocolates, gomas, bombocas, ginginha, crepes, waffles e muitas iguarias da época, enquanto que performers criarão momentos de animação no espaço.

Nas noites das sextas-feiras, o Mercado recebe espetáculos que têm como mote a época natalícia mas com abordagens musicais diferentes: o Fado de César Matoso (7 de Dezembro), as sonoridades da Orquestra de Jazz do Algarve (14 de Dezembro), o gospel dos Shout (21 de Dezembro) e as versões de temas dos britânicos The Beatles, bem como músicas natalícias dos anos 60 e 70, pelos louletanos The Bottles (28 de Dezembro).

O encerramento da “Aldeia dos Sonhos” faz-se também dentro do Mercado, com um concerto do Grupo Coral Infantil de Loulé, que decorrerá no dia 30 de Dezembro, às 16h30.

A “Aldeia dos Sonhos” irá funcionar de 6 a 30 de Dezembro, no seguinte horário: de terça-feira, quarta-feira, quinta-feira e domingo, das 14h30 às 19h00, sexta-feira, das 14h30 às 22h30 e sábado, das 10h00 às 19h00. A entrada é livre.

Até ao Dia de Reis estão previstas diversas iniciativas em Loulé, Quarteira e Almancil, em parceria com os lojistas, tendo em vista a promoção do comércio tradicional numa altura tão importante em termos comerciais como é o Natal.

De 1 a 25 de Dezembro, decorre o Concurso de Montras no Comércio Local. No dia 8, às 10h00, tem lugar a iniciativa “Montras Vivas” em que os comerciantes são convidados a estender a sua atividade para a frente das suas lojas, com montras vivas e cenários criativos, decoração da época e formas inovadoras de mostrar o que cada loja tem de melhor. O objetivo é mostrar a qualidade dos produtos e o bom serviço do comércio louletano.

A Feira da Serra está de volta no dia 8, à Avenida José da Costa Mealha, com uma variada mostra de artesanato e produtos agroalimentares. O certame conta com dezenas de expositores e abre as portas das 10h00 às 17h00.
E porque o Natal é uma época de solidariedade, no dia 15 decorre mais uma edição do Encontro de Camisolas que visa apoiar quem mais necessita.

Neste roteiro solidário, a autarquia «convida a população a sair à rua vestida de Natal com as tradicionais camisolas com motivos natalícios ou outros adereços como gorros e enfeites, ao mesmo tempo que os participantes poderão contribuir com brinquedos, roupas ou comida para depositar nas caixas que vão estar devidamente assinaladas nos cafés e bares. Estes donativos serão entregues a instituições particulares de solidariedade social».

À semelhança do que tem acontecido nos últimos anos, este programa de animação vai trazer ao concelho um espetáculo especial de Natal. Desta vez será em Quarteira, dia 9 de Dezembro, às 15h30, no Pavilhão Drª Laura Ayres, e a proposta da Câmara de Loulé é “O Mundo de Sara”.

«Vinda do Universo muito bem-sucedido do “Panda e os Caricas” surge “O Mundo da Sara”, um dos mais recentes fenómenos da música infantil que está a conquistar os mais novos. Este primeiro disco está repleto de canções divertidas onde entram piratas, rockstars, cowboys, princesas, naves espaciais e muitas mais aventuras», segundo a autarquia louletana.

Os bilhetes para este concerto têm um preço único de 5 euros e vão estar à venda no comércio tradicional.

Comentários

pub