Portimão sensibiliza a população para a pobreza e exclusão social

Câmara vai promover aula de zumba solidária e um debate sobre o tema da inclusão

A Câmara de Portimão vai aderir a iniciativa nacional “Pelo Combate à Pobreza e Exclusão Social”, que decorre até 24 de Outubro, e sensibilizar a sociedade para estas problemáticas, enquanto violações de Direitos Humanos.

Na sequência da participação da autarquia portimonense no 1º Laboratório de Políticas de Inclusão (“Policy Lab”), uma iniciativa da Rede Portuguesa das Cidades Interculturais (RPCI), foram lançadas iniciativas que visam alertar a população para a temática da inclusão.

Amanhã, sexta-feira, a partir das 18h30, terá lugar na Alameda da Praça da República uma “Mega Aula Solidária de Zumba”, numa parceria com o ginásio Beto Fitness Club.

Esta aula dinamizada pelos instrutores Dalila Candeias, Soraia Camilo, Samantha Madeira e Saul Mauriciio está aberta à participação de todos os interessados, que são convidados a levar bens alimentares e/ ou de higiene para ajudar a população mais carenciada do concelho.

«Os bens serão recolhidos no local por membros de duas das instituições da Rede de Emergência Social, neste caso a “Caritas” e “Flor Amiga” e posteriormente distribuídos pelas famílias sinalizadas», segundo a Câmara de Portimão.

No dia 24 de Outubro, às 10h0, será promovido na um Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes fórum debate sobre “Combate à Pobreza e Exclusão Social- presente e futuro”.

A sessão contará com a presença de Marina Cardoso, psicóloga docente do Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes (ISMAT), de Manuela Santos, presidente da Cáritas Paroquial da Nossa Senhora da Conceição e membro da de Portimão, e de Nuno Cabrita Alves, presidente do Banco Alimentar Contra a Fome  Algarve.

Atualmente, revelou a Câmara de Portimão, a Rede de Emergência Social Municipal apoia mais de 700 famílias carenciadas, através de serviços que «vão desde o fornecimento de alimentação confecionada (em cantinas e refeitórios sociais no concelho) e não confecionada (com a entrega de cabazes de produtos alimentares), a produtos básicos de higiene pessoal e habitação; apoio de lavandaria, mobiliário, eletrodomésticos e artigos para o lar, cuidados de enfermagem e acesso a tratamentos básicos de saúde, apoios pecuniários através de subsídios económicos de carácter pontual, e todo o tipo de ajudas técnicas necessárias».

Comentários

pub