Lagos: Alunos da Júlio Dantas ganham prémio nacional de ciência

Alunos de uma turma de 11º ganharam o prémio com um trabalho sobre campos eletromagnéticos e a saúde

Os alunos Dinis Melo, Ivan Cojocaru, Vasco Godinho, Ricardo Ramos e João Correia, do curso de Ciências e Tecnologias da Escola Secundária de Júlio Dantas, em Lagos, venceram a edição de 2018 dos prémios nacionais “Medea 9”, da REN – Redes Energéticas Nacionais e da Sociedade Portuguesa de Física.

O prémio vai ser entregue a esta equipa de alunos do 11º no dia 5 de Novembro, numa cerimónia que irá decorrer na Escola Secundária Júlio Dantas.

Os jovens lacobrigenses, coordenados pela professora Octávia Santos, venceu este concurso nacional com um trabalho sobre campos eletromagnéticos e a saúde.

A equipa, denominada “Júlios 9”, «realizou um trabalho científico, com o objetivo de identificar e medir os campos eletromagnéticos de baixa frequência que nos rodeiam e constataram que vivemos rodeados de campos eletromagnéticos no dia a dia: em casa com os nossos aparelhos domésticos, em instalações elétricas ou na proximidade de equipamento de transporte de energia elétrica», segundo a REN.

O trabalho, que pode ser consultado online, permitiu concluir que os campos magnéticos mais elevados que mediram foram dentro de edifícios, com equipamentos de curta utilização, nomeadamente «valores 40 µT para o secador de cabelo e 20 µT para o aspirador móvel e, na escola, 72 µT para a placa de aquecimento e 63 µT para o retroprojetor».

A equipa da escola algarvia foi, ainda, distinguida durante 21ª Conferência Nacional de Física e do 28º Encontro Ibérico para o Ensino da Física, que se realizou no dia 1 de Setembro de 2018, na Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior, na Covilhã.

Na nona edição do Medea foram, ainda, atribuídas duas menções honrosas a outras tantas equipas de alunos da Escola Secundária Camilo Castelo Branco, em Famalicão.

Comentários

pub