Albufeira convida população a baixar, proteger e aguardar enquanto “A Terra Treme”

O exercício “A Terra Treme” decorre em simultâneo em todo o território nacional

Foto: Site “A Terra Treme”

A Câmara de Albufeira vai promover uma ação de sensibilização sobre o risco sísmico, no dia 5 de Novembro, às 11h05. A iniciativa, dirigida a toda a população, terá o seu «ponto alto» na Escola Básica e Secundária de Albufeira, onde as autoridades de Proteção Civil ensinarão alunos, professores e funcionários sobre o que fazer durante um sismo.

O exercício “A Terra Treme”, que vai decorrer em simultâneo em todo o território nacional, desafia os portugueses a treinar «os três gestos que salvam»: baixar, proteger e aguardar.

«O objetivo do exercício passa por capacitar os cidadãos para saberem como agir perante um sismo – o que implica que todos conheçam as medidas preventivas e os comportamentos de autoproteção a adotar antes, durante e depois da ocorrência deste tipo de catástrofes naturais», enquadrou a Câmara de Albufeira.

Em Albufeira, a comunidade escolar vai ser diretamente envolvida, aprendendo e aplicando medidas preventivas e comportamentos de autoproteção. Ao mesmo tempo, serão testados os procedimentos de evacuação deste estabelecimento de ensino.

Quem quiser aderir ao exercício, seja a nível individual, seja na qualidade de instituição ou empresa, deverá inscrever-se no site do “A Terra Treme”.

«Paralelamente, a autarquia está a desenvolver uma ação de sensibilização destinada a toda a comunidade educativa, clubes, associações e diversas entidades do concelho, através da disponibilização de um folheto informativo com os sete passos a seguir antes, durante e após a ocorrência de um sismo, documento que inclui também os números de telefone a contactar neste tipo de situações», acrescentou a Câmara de Albufeira.

a nível local, a iniciativa é promovida pelo Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC) de Albufeira, que se associou à Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), a promotora do exercício a nível nacional.

Comentários

pub