Algarve recebe 24 médicos em concurso com taxa de ocupação «mais elevada de sempre»

24 novos médicos já estão colocados

O Algarve preencheu 24 das 27 vagas abertas para jovens médicos de medicina geral e familiar, correspondendo a 89% da taxa de ocupação, «a mais elevada de sempre», no concurso nacional lançado no final de Julho. 

A assinatura de contratos dos médicos realizou-se esta segunda-feira, 3 de Setembro, na sede da Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve.

Paulo Morgado, presidente do Conselho Diretivo da ARS do Algarve, recebeu o primeiro grupo de 17 destes 24 médicos de Medicina Geral e Familiar que escolheram os Agrupamentos de Centros de Saúde na região do Algarve para trabalharem, sendo que os restantes sete profissionais especialistas da área de Medicina Geral e Familiar vão celebrar o contrato de trabalho em funções públicas por tempo indeterminado com a ARS Algarve no decorrer dos meses de Setembro e Outubro.

Neste concurso foram publicitadas, a nível nacional, 378 vagas.

Dos 24 médicos colocados, originários de várias zonas do país e também do estrangeiro, 11 concluíram a formação fora da região e 13 realizaram o internato na região, permitindo, desta forma, alargar a cobertura assistencial dos cuidados de saúde primários e atribuir médico de família a mais 45600 utentes no Serviço Nacional de Saúde da Região do Algarve.

Os profissionais iniciam funções a partir de Setembro nas respetivas unidades funcionais de saúde, tendo sido colocado um médico na Divisão de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências (DICAD), um no ACeS Sotavento (concelho de Tavira), nove no ACeS Barlavento (concelhos de Lagoa, Portimão, Silves e Vila do Bispo), 13 no ACeS Central (concelhos de Albufeira, Faro, Loulé e São Brás de Alportel), tendo ficado por ocupar as vagas de Alcoutim (1), Faro (1) e da DICAD (1).

Paulo Morgado congratulou os novos colegas «médicos de corpo inteiro» por terem escolhido o Algarve para iniciar uma «nova fase profissional de ainda maior responsabilidade» após do internato, abordando os vários desafios futuros que a região apresenta em termos de projetos novos.

A integração destes médicos de Medicina Geral e Familiar nos cuidados de saúde primários da ARS Algarve «vai contribuir para melhorar e reforçar a prestação de cuidados de saúde de proximidade».

Segundo a ARS, a «taxa de cobertura de utentes com médico de família no Algarve, nos dois últimos anos, tem evoluído de forma consistente e positiva, sendo que cerca de 90% da população tem médico de família atribuído».

Comentários

pub