Livro conta a história do Duque de Loulé

Obra premiada é apresentada na Biblioteca Municipal de Loulé

O livro “O Duque de Loulé – Crónica de um Percurso Político (1804-1875)” é apresentado a 7 de Agosto, às 19h00, na Biblioteca Municipal Sophia de Mello Breyner Andresen, em Loulé.

Filipe Folque de Mendóça, autor do livro, é o convidado de mais uma sessão de “Livros Abertos”.

Esta obra, vencedora do Prémio Grémio Literário 2017, trata-se do primeiro grande estudo sobre o percurso político do primeiro Duque de Loulé, uma das personagens cimeiras do Estado Português da segunda metade do século XIX, com particular incidência na época da Regeneração, nomeadamente no período em que esteve à frente da Presidência do Conselho de Ministros (1856-1870).

O livro parte da sua biografia, desenvolvendo os seus antecedentes, tanto pessoais, como políticos, com vista ao seu enquadramento na história e mentalidade do seu tempo, abordando as circunstâncias histórico-familiares subjacentes à sua formação, tanto no que se refere à Casa onde nasceu, como na análise posterior do seu percurso sociofamiliar.

O autor Filipe Folque de Mendóça nasceu em Lisboa, em 1967. É docente universitário. É Doutorado em História Contemporânea pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e Mestre em História da Arte e Licenciado em História pela Universidade Lusíada.

Este evento tem entrada livre.

Comentários

pub