Empresa algarvia lança peixe robot «com potencialidades terapêuticas»

A empresa tecnológica algarvia Sirius Robotics lançou o “Infante”, «o primeiro peixe robot na Europa com potencialidades terapêuticas». Esta é, […]

A empresa tecnológica algarvia Sirius Robotics lançou o “Infante”, «o primeiro peixe robot na Europa com potencialidades terapêuticas».

Esta é, segundo os seus criadores, «mais do que uma peça de alta tecnologia», já que tem a capacidade de promover «uma sensação de relaxamento e descontração, mesmo em ambientes de desgaste emocional, como salas de espera ou de tratamentos», devido aos «movimentos fluidos e independentes».

Há mesmo «vários contactos de Instituições que pretendem testar as potencialidades do robot nos seus utentes», assegurou a Sirius Robotics.

Este produto surge «após vários anos de desenvolvimento e adaptação ao mercado europeu» da parte da empresa algarvia.

«Totalmente autónomo, o Infante, assim apelidado em honra de um dos mais marcantes portugueses de todos os tempos e aquele a quem é atribuído o arranque dos Descobrimentos, tem capacidade de nadar ininterruptamente durante 16 horas, com reduzido impacto nos outros seres marinhos, que com ele partilham as águas», acrescentou.

Este robô com formato de peixe «tem inteligência artificial e navegação autónoma, move a cabeça e as barbatanas reagindo aos obstáculos, mas pode também ser controlado a partir de uma aplicação instalada num telemóvel».

O “Infante” pode ser adquirido na loja online lançada pela Sirius Robotics, onde também podem ser encontrados outros robôs educacionais e de entretenimento.

Comentários

pub