Palestra em Milreu aborda a “A apologia da igualdade de género na época alexandrina”

A palestra “A apologia da igualdade de género na época alexandrina”, proferida por Ana Alexandra de Sousa, professora da Universidade […]

A palestra “A apologia da igualdade de género na época alexandrina”, proferida por Ana Alexandra de Sousa, professora da Universidade de Lisboa, realiza-se esta quinta-feira, 17 de Maio, às 18h00, nas Ruínas Romanas de Milreu, em Estoi (Faro). 

Nesta palestra, pretende-se mostrar como a epopeia de Apolónio de Rodes, no século III antes de Cristo (a.C), atribui às mulheres um estatuto social de paridade em relação aos homens.

Medeia e Hipsípile exemplificam-no, ao realizarem atos que mostram que são iguais aos homens. Pelo vocabulário estabelece-se uma equivalência entre as personagens, que permite ao leitor concluir que a diferença de género não infere na relevância social.

Esta iniciativa, que faz parte do ciclo “Clássicos em Milreu”, resulta da colaboração entre a Direção Regional de Cultura do Algarve, a Universidade do Algarve (UAlg), a Associação Portuguesa de Estudos Clássicos e a CIVIS, sendo coordenada pela professora Adriana Nogueira, da UAlg.

A participação é gratuita, condicionada às vagas existentes e por ordem de chegada.

Comentários

pub