Jornadas sobre envelhecimento saudável levaram 400 pessoas à Universidade do Algarve

As II Jornadas “Viver Bem Envelhecer Melhor” realizaram-se no passado dia 3 de Maio e levaram 400 pessoas ao Campus […]

As II Jornadas “Viver Bem Envelhecer Melhor” realizaram-se no passado dia 3 de Maio e levaram 400 pessoas ao Campus de Gambelas da Universidade do Algarve (UAlg), em Faro. 

 

Dirigido ao público em geral e a técnicos e cuidadores informais, o evento contou com a presença de cerca 300 utentes idosos e 100 técnicos de instituições da região, perfazendo um total de mais de 400 participantes.

Na sessão de abertura, que decorreu no Grande Auditório do Campus de Gambelas, estiveram presentes Saúl Neves de Jesus, vice- reitor da Universidade do Algarve, Rogério Bacalhau, presidente da Câmara de Faro, e Sandra Pais, docente da UAlg e representante da comissão organizadora das Jornadas.

As II Jornadas “Viver Bem Envelhecer Melhor” tiveram como principal objetivo «debater e promover a qualidade de vida no processo do envelhecimento e pretenderam dinamizar uma reflexão sobre o envelhecimento bem-sucedido, a partir das experiências promotoras de maior participação social, saúde e segurança das pessoas idosas nas comunidades», diz a UAlg.

A iniciativa realizou-se no âmbito do projeto CENIE – Centro Internacional sobre o Envelhecimento. Este projeto é parte integrante do “Programa de Cooperación Interreg V A España-Portugal (POCTEP) 2014-2020″ e tem como principais objetivos sensibilizar a sociedade e gerar uma mudança de atitude que promova o envelhecimento como uma fonte de oportunidades e não como uma ameaça.

Este consórcio entre várias instituições portuguesas e espanholas pretende promover a investigação, inovação e o desenvolvimento, no sentido de enfrentar o fenómeno do envelhecimento populacional como uma oportunidade de desenvolvimento económico e social, incentivando a criação de novos investigadores e novos perfis profissionais, especializados na área do envelhecimento.

Comentários

pub