Teste para os Censos 2021 arrancou em Santa Bárbara de Nexe

O Teste 2018 para os Censos 2021 arrancou esta segunda-feira, dia 16 de Abril, em Santa Bárbara de Nexe, no […]

O Teste 2018 para os Censos 2021 arrancou esta segunda-feira, dia 16 de Abril, em Santa Bárbara de Nexe, no concelho de Faro. Todos os residentes desta freguesia devem responder ao questionário promovido pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Segundo explica o INE, o questionário «é constituído por perguntas relacionadas com o quotidiano das pessoas e fáceis de responder. As perguntas dizem respeito às características da habitação, composição do agregado familiar e relações de parentesco; existem ainda questões com vista à caracterização dos indivíduos, tais como a data de nascimento, a naturalidade, entre outras».

Além de uma equipa de recenseadores que se encontra no terreno devidamente credenciada e identificada, será também possível responder ao questionário na internet ou via telefone, através da Linha de Apoio 800 30 20 21 (chamada grátis).

O INE realça que «testes desta natureza são considerados essenciais e normais em operações estatísticas desta dimensão e estão previstos num programa de operações experimentais».

O Teste 2018 será feito em sete freguesias, «devidamente distribuídas pelo território Nacional, e visa testar soluções técnicas, tecnológicas e organizativas, no que é o principal desafio estabelecido pelo INE para os próximos Censos: um Censo digital, mais cómodo para a população e mais eficaz na gestão dos recursos públicos».

Comentários

pub