Ricardo Ribeiro canta Zeca Afonso em «formato surpreendente» no Cine-Teatro Louletano

O fadista Ricardo Ribeiro vai cantar músicas de José Afonso, «num formato surpreendente», em concerto marcado para esta terça-feira, 24 […]

O fadista Ricardo Ribeiro vai cantar músicas de José Afonso, «num formato surpreendente», em concerto marcado para esta terça-feira, 24 de Abril, às 21h30, no Cine-Teatro Louletano. 

Esta é a maneira de aquele espaço cultural assinalar o dia da Revolução dos Cravos.

Na véspera do feriado, a 24 de Abril, «o fadista Ricardo Ribeiro – um dos mais versáteis e contagiantes intérpretes portugueses do panorama musical nacional – canta José Afonso num formato surpreendente, em absoluta estreia no Sul do país, revisitando temas mais conhecidos mas também outras canções singulares do repertório afonsino», diz a Câmara de Loulé.

Após o convite, pelo Centro Cultural de Belém, para o ciclo “Carta Branca” – que tem desafiado músicos lusófonos a apresentarem parcerias e espetáculos inéditos –, Ricardo Ribeiro escolheu o pianista Filipe Raposo, com quem nunca tinha trabalhado, para a direção musical e a condução dos arranjos do espetáculo “Ricardo Ribeiro canta José Afonso”.

Além de músicos de prestígio no panorama nacional, Filipe Raposo e Ricardo Ribeiro têm em comum o apreço pela música de José Afonso. Raposo tem inclusive colaborado com alguns dos antigos parceiros de José Afonso, como Fausto Bordalo Dias e José Mário Branco.

«José Afonso é um dos maiores, senão mesmo o maior cantor de intervenção, mas a sua obra não é apenas política, o seu legado é muito mais vasto e profundo», diz a Câmara de Loulé.

E é precisamente um tributo a Zeca o que se pode esperar deste “Ricardo Ribeiro canta José Afonso”: todo um legado revisitado e adaptado segundo a direção musical e a condução dos arranjos por Filipe Raposo, acompanhado por um elenco de luxo composto pelo guitarrista Mário Delgado, pelo saxofonista Ricardo Toscano, pelo contrabaixista António Quintino e pelo percussionista Jarrod Cagwin.

Sobre a opção artística de Ricardo Ribeiro, diz-nos Nuno Júdice: «parece incontestável a sua escolha como forma não apenas de não apagar essa voz inconfundível, mas também para dar a ver – e a ouvir – essa presença que, passado o tempo heróico em que surgiu, tem de ser valorizada na qualidade única do poeta que soube, como poucos, revitalizar a tradição popular e trabalhá-la com invenção e modernidade e, sobretudo, do músico que explorou com igual modernidade os acordes do nosso cancioneiro e os levou a todo um povo, para lá de ideologias e de classes, pela simples razão de que, nessa conjugação do músico, do cantor e da interpretação, a Arte superou todas as diferenças».

O concerto com a duração de 90 minutos dirige-se a maiores de 6 anos e o bilhete custa 12 euros, passando para 10 euros no caso dos maiores de 65 anos e menores de 30 anos (Cartão de Amigo aplicável).

Para mais informações e reservas os interessados podem contactar o Cine-Teatro Louletano pelo telefone 289 414 604 (terça-feira a sexta-feira, das 13h00 às 18h00) ou pelo email [email protected].

Além disso, podem consultar a sua página de Facebook aqui ou o seu website aqui.

Comentários

pub