IP avança com «obras de emergência» nas estradas EN125, EN124 e EN396 no Algarve

A Infraestruturas de Portugal (IP) acaba de anunciar que vai desenvolver, «até ao Verão, um conjunto de intervenções com carácter […]

EN125 esburacada e perigosa na zona de Cacela – foto: Fabiana Saboya | Sul Informação

A Infraestruturas de Portugal (IP) acaba de anunciar que vai desenvolver, «até ao Verão, um conjunto de intervenções com carácter de urgência, para a reparação e melhoria das condições de circulação e segurança na EN125, EN124 e EN396».

O anúncio é feito enquanto o secretário de Estado das Infraestruturas está em Faro, na sede da Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL), reunido com os presidentes de Câmara algarvios precisamente para lhes falar destas «obras de emergência». A reunião começou por ser anunciada para Tavira, mas acabou por ser mudada para a sede da AMAL.

As «obras de emergência» vão custar um milhão de euros e avançar no final de Maio, graças aos Concursos Públicos Urgentes que serão publicados amanhã.

Segundo a IP, vão avançar «trabalhos de reparação das patologias identificadas nestas estradas ao nível do pavimento, que envolvem, entre outros, a fresagem e repavimentação, o alteamento das bermas e execução da marcação horizontal da via».

A IP anuncia que irá também «promover a reabilitação e reforço estrutural da ponte sobre o Rio Almargem, ao quilómetro 138,750 da EN125».

A empresa estatal salienta, em comunicado enviado às redações que, «como é de conhecimento público, o Contrato de Subconcessão Alterado referente à Subconcessão do Algarve Litoral, prevê a reversão de 131 quilómetros de vias para jurisdição direta da IP».

A realização destas intervenções, acrescenta, será agora «dividida em três empreitadas distintas, envolvendo um investimento global de cerca de um milhão de euros».

Para as intervenções de beneficiação do pavimento e marcação horizontal na EN125, EN124 e EN396, serão publicados amanhã dois Concursos Públicos Urgentes: um para a EN125, numa extensão de 38,157 km, entre Olhão (Km 114,6) ao limite do concelho de Vila Real de Santo António (km 152,757), atravessando os concelhos de Olhão, Tavira, Vila Real de Santo António e Castro Marim.

Outro para a EN124, numa extensão de 9,9 km, entre Porto de Lagos (km 6,750) e proximidades de Silves (km 16,650), atravessando os concelhos de Portimão e de Silves, e finalmente o terceiro para a EN396, em Loulé junto ao nó com a A22 (km 18,6).

«A opção por este procedimento com carácter de urgência permitirá que as obras possam ter início já na segunda quinzena de Maio».

Assim, garante a empresa, «com um prazo de execução de 45 dias, estarão concluídas antes do período do Verão, assegurando uma importante melhoria das condições de conforto e segurança para as populações da região bem como dos milhares de turistas que procuram o Algarve para gozo das suas férias».

A IP irá também lançar, no mês de Maio, a empreitada de reabilitação e reforço estrutural na ponte sobre a ribeira do Almargem, localizada ao Km 138,750 da EN125.

A obra envolve o reforço estrutural, a reabilitação e repavimentação do tabuleiro e acessos, a reparação do dos passeios, do sistema de drenagem e das juntas de dilatação, a colocação de guardas de segurança e a pintura integral da ponte.

Os trabalhos de reabilitação e reforço têm um prazo de execução de 180 dias e vão ser realizados em duas fases, por forma a assegurar a circulação rodoviária.

A concretização destas intervenções de reparação irá permitir, garante a IP, «a reposição das condições de segurança e circulação nestas vias, mitigando as atuais carências existentes ao nível da mobilidade e que serão resolvidas pelas intervenções de requalificação a executar pela Infraestruturas de Portugal, assim que for legalmente possível com a materialização da transferência das vias».

Entretanto, quanto às obras de fundo e tal como o Sul Informação ontem noticiou, já ficou esclarecido que o aval final do Tribunal de Contas está dependente das respostas que a empresa Infraestruturas de Portugal der aos pedidos de esclarecimento feitos por aquela entidade.

Comentários

pub