Edifício de habitação para arrendamento no centro de Faro é primeiro contrato IFRRU 2020 no Algarve

O primeiro contrato de financiamento do IFRRU 2020 no Algarve foi já assinado, com o banco Santander Totta, e destina-se […]

O primeiro contrato de financiamento do IFRRU 2020 no Algarve foi já assinado, com o banco Santander Totta, e destina-se à reabilitação integral de um edifício destinado à habitação, para arrendamento, no centro de Faro, com um investimento total de 669 mil euros.

Quatro candidaturas, com um investimento que se eleva a 13 milhões de euros, foram já apresentadas ao IFRRU 2020 na região algarvia, sendo uma delas a que acabou de se efetivar neste primeiro contrato de financiamento.

Segundo a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve, de acordo com dados do INE, na região existem 17.531 edifícios muito degradados ou que carecem de reparações grandes ou médias.

O contrato de Faro é o sétimo contrato IFRRU 2020 assinado em todo o país desde a abertura das candidaturas, há cinco meses.

Até final de Março, foram formalizadas 62 candidaturas, no valor total de 203 milhões de euros de investimento, assinados sete contratos de financiamento (3 no Funchal, 1 em Lisboa, 1 no Porto, 1 em Elvas e agora este em Faro), estando em pipeline 389 intenções de investimento, no valor total de mais de mil milhões de euros de investimento.

O IFRRU 2020 conta com financiamento de fundos da União Europeia, nomeadamente através do PO CRESC Algarve2020 no âmbito do Portugal 2020, e ainda de empréstimos contraídos, para este efeito, pelo Estado junto do Banco Europeu de Investimento (BEI), do Banco de Desenvolvimento do Conselho da Europa (CEB), juntamente com as verbas disponibilizadas por bancos selecionados, que alavancam os fundos públicos.

O IFRRU 2020, Instrumento Financeiro para a Reabilitação e Revitalização Urbanas, é um instrumento de política pública que reúne diversas fontes de financiamento, nomeadamente, fundos públicos (Fundos Europeus do Portugal 2020, BEI – Banco Europeu do Investimento e CEB – Banco de Desenvolvimento do Conselho da Europa) e fundos privados disponibilizados pelos bancos selecionados para a concessão destes empréstimos (Santander Totta, BPI e Millennium BCP).

O IFRRU 2020 é o maior programa de incentivo à reabilitação urbana lançado em Portugal, com uma capacidade de financiamento de 1400 milhões de euros, gerando potencialmente um investimento de cerca de 2.000 milhões de euros.

Disponibiliza empréstimos em condições mais favoráveis face às existentes no mercado, para reabilitação integral de edifícios, destinados a habitação ou a outras atividades, incluindo as soluções integradas de eficiência energética mais adequadas no âmbito dessa reabilitação.

Num único pedido de financiamento, que pode ser feito em qualquer balcão da rede comercial dos bancos selecionados – Santander Totta, BPI e Millennium BCP, integrando o investimento na reabilitação urbana e na eficiência energética do imóvel a reabilitar, os apoios financeiros IFRRU 2020 são concedidos através de produtos financeiros de dois tipos (não acumuláveis), empréstimos e garantias.

Saiba mais em: https://www.portaldahabitacao.pt/pt/portal/reabilitacao/ifrru/

Contacte a Estrutura de Gestão do IFRRU 2020, através do email [email protected]

E os Municípios de Albufeira, Castro Marim, Faro, Lagoa, Lagos, Loulé, Olhão, Portimão, São Brás de Alportel, Silves, Tavira, Vila Real de Santo António.

Comentários

pub