Alcalar acolhe apresentação do novo DiVaM, cujo tema é “Património – Que Futuro?”

“Património – Que Futuro?”. Este é o tema central do programa cultural DiVaM 2018 – Dinamização e Valorização dos Monumentos –, […]

Os dois túmulos

“Património – Que Futuro?”. Este é o tema central do programa cultural DiVaM 2018 – Dinamização e Valorização dos Monumentos –, que será apresentado este sábado, 14 de Abril, às 16h00, nos Monumentos Megalíticos de Alcalar, em Portimão. 

Esta é a 5ª edição do programa de dinamização e fruição cultural, desenvolvido pela Direção Regional de Cultura do Algarve desde 2014, que tem como principal objetivo promover uma dinâmica cultural nos monumentos e aproximar as comunidades do seu património.

Este ano, o programa DiVaM conta com a parceria de 18 associações culturais, vários municípios algarvios – nomeadamente os municípios de Albufeira, Aljezur, Faro, Loulé, Portimão e Vila do Bispo – e outras entidades, «oferecendo às comunidades, residentes e visitantes, um programa diversificado que integra música, artes performativas, cinema, atividades ao ar livre, oficinas, palestras», diz a Direção Regional de Cultura do Algarve.

A cerimónia integra ainda a apresentação da reabilitação do Monumento Alcalar 9, dando a conhecer a sofisticação da arquitetura pré-histórica de um edifício funerário de Alcalar, concluída a intervenção no terreno do “Projeto Alcalar”, iniciado há 20 anos, um projeto de investigação arqueológica programada e aplicada à gestão de recursos culturais, produzindo conhecimento sobre este assentamento pré-histórico e valorizando-o.

«Porque este património é de todos e porque sentimos que mais do que vale a pena, não percam as oportunidades de se envolverem emocionalmente nestes Bons Momentos», diz Alexandra Gonçalves, diretora regional de Cultura.

No dia da apresentação haverá ainda direito a brindes com a cerveja artesanal “Alcalar”. Esta cerimónia pública é uma organização conjunta da Direção Regional de Cultura do Algarve e Câmara Municipal de Portimão/ Museu Municipal de Portimão.

 

Comentários

pub