CHUA assinala Dia Nacional do Doente com AVC com rastreios, caminhada e ações de sensibilização

O Centro Hospitalar Universitário do Algarve vai assinalar o Dia Nacional do Doente com AVC com ações de sensibilização e […]

Crédito: Depositphotos

O Centro Hospitalar Universitário do Algarve vai assinalar o Dia Nacional do Doente com AVC com ações de sensibilização e rastreios gratuitos em Portimão, Lagos e Faro dirigidos a toda a população, entre 22 de Março e 6 de Abril.

Esta quinta-feira, dia 22, a equipa multidisciplinar do Núcleo de Enfermagem de Reabilitação da Unidade de Portimão está na Universidade Sénior da cidade a promover uma sessão de sensibilização onde serão abordados temas como a prevenção, os fatores de risco de AVC e conselhos nutricionais. Paralelamente decorrerá também um rastreio aos fatores de risco de AVC.

No dia 28 de Março, quarta-feira, quem passar pelo Mercado Municipal da Avenida, em Lagos, entre as 08h30 e as 12h30 horas vai ter oportunidade de avaliar a tensão arterial, a frequência cardíaca, o índice de massa corporal, o perímetro abdominal, e a glicémia.

Paralelamente, a equipa do Núcleo de Diabetologia da Unidade de Lagos, que promove a iniciativa, está disponível para efetuar avaliações de risco individualizadas e prestar aconselhamento aos participantes.

Também no dia 28, no Mercado Municipal de Faro, os profissionais da Unidade de AVC de Faro promovem um rastreio aos fatores de risco vascular e aconselhamento à população.

Ainda no mesmo dia, às 19h30, terá lugar uma caminhada, com partida no Fórum Algarve e com paragens de sensibilização para a importância do exercício físico na prevenção do AVC, que contará com o apoio do grupo “Pegadas à 4ª feira”. Esta iniciativa vai terminar com a atuação da Tuna Académica Feminis Ferventis.

A partir de sábado, 31 de Março, Dia Nacional do Doente com AVC, estará patente, no hall de entrada do edifício principal do Hospital de Faro, uma exposição fotográfica que pretende dar a conhecer o dia-a- dia na Unidade de AVC da instituição.

As iniciativas comemorativas desta efeméride terminam no dia 3 de Abril, com uma sessão no auditório da unidade de Faro onde, segundo o CHUA, «serão abordados diversos temas, nomeadamente: a colaboração da Unidade de AVC na Iniciativa Angels; a atividade da Unidade de AVC nos últimos 10 anos; a apresentação dos resultados do rastreio da doença Cerebrocardiovascular na comunidade hospitalar; e o Sistema Nacional de Avaliação em Saúde (SINAS) na área do AVC».

A sessão de abertura de abertura está marcada para as 9h00 e contará com a presença do Conselho de Administração do CHUA, do presidente da ARS Algarve, Paulo Morgado, do Diretor do Departamento Médico, Horácio Guerreiro e da Coordenadora da Unidade de AVC, Ana Paula Fidalgo.

 

Programa:

22 de Março | Portimão
10h30 às 16h30 – Universidade Sénior de Portimão – Casa das Artes Cerimónia de Abertura
AVC – Prevenção e fatores de Risco
AVC – Alimentação Saudável
Rastreio aos fatores de Risco de AVC

28 de Março | Lagos
8h30 às 12h30 – Mercado Municipal da Avenida – Lagos
Rastreio dos factores de risco vascular à população.
Aconselhamento, sensibilização e informação

28 de Março | Faro
8h00 às 16h00 – Mercado Municipal de Faro
Rastreio dos factores de risco vascular à população.
Aconselhamento, sensibilização e informação

19h00 – Fórum Algarve – Caminhada do AVC (com o apoio do Grupo Pegadas à 4ª feira)
Paragens de sensibilização para a importância do exercício físico
Atuação da Tuna Académica Feminis Ferventis

31 de Março | Faro
Hall de entrada da Unidade de Faro
Exposição Fotográfica “Dia a dia na Unidade de AVC”

3 de Abril | Faro
9h00 – Auditório Unidade de Faro
Sessão de Abertura

Paulo Morgado – presidente ARS Algarve IP
Ana Paula Gonçalves – Presidente do CA do CHUA
Dr. Mahomede Americano – Diretor clínico do CHUA
Filomena Martins – Enf.ª diretora do CHUA
Horácio Guerreiro – diretor do Departamento Médico do CHUA
Ana Paula Fidalgo – Coordenadora da Unidade de AVC do CHUA
Colaboração da Unidade de AVC – Iniciativa Angels (Cláudia Queiroga)
Palestra: A atividade da Unidade de AVC nos últimos 10 anos (Giovanni Cerullo)
Resultado do Rastreio da Doença Cerebrocardiovascular na comunidade hospitalar (Felizarda Santiago)
Palestra: SINAS – Área AVC (Ana Paula Fidalgo)

Comentários

pub
pub