162 médicos internos entraram ao serviço nos hospitais do Algarve

162 médicos recém-formados começaram esta terça-feira o seu internato no Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA). Os internos, 42 de […]

Crédito: Depositphotos

162 médicos recém-formados começaram esta terça-feira o seu internato no Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA). Os internos, 42 de formação específica e 120 do Ano Comum escolheram os hospitais algarvios para continuar a sua formação e dar início às suas carreiras.

Segundo o CHUA, «os internos da Formação Específica foram colocados nas seguintes especialidades nas unidades de Faro e Portimão: Anestesiologia (2), Cardiologia (1), Cirurgia Geral (3), Gastrenterologia (1), Ginecologia/Obstetrícia (2), Medicina Física e de Reabilitação (3), Medicina Intensiva (2), Medicina Interna (9), Medicina do Trabalho (1), Nefrologia (1), Oncologia Médica (2), Patologia Clínica (2), Pediatria Médica (2), Pneumologia (1), Psiquiatria (6), Radiologia (2), Reumatologia (1), Urologia (1)».

«Os internos do Ano Comum, apesar de praticarem uma medicina tutelada, foram colocados em diferentes especialidades nas unidades hospitalares de Faro e Portimão com o objetivo de terem a oportunidade de contactar com os diferentes serviços nas duas unidades e, dessa forma, aprofundarem os seus conhecimentos em diversos contextos clínicos», acrescentou.

Hugo Nunes, vogal do Conselho de Administração do CHUA, considerou que o número de internos que escolheram vir para o Algarve «permite olhar para o futuro de uma forma mais otimista quanto à possibilidade de fixação destes jovens médicos».

Já Paulo Morgado, presidente da Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve, «sublinhou a importância regional do acolhimento destes novos internos que escolheram o Algarve para darem início à sua carreira na área da medicina ou complementarem a sua formação específica, evidenciando-se não só a capacidade e dinâmica formativa dos hospitais públicos e das unidades dos cuidados de saúde primários algarvios na formação de jovens médicos, mas também a força das sinergias criadas com o mundo universitário e com a componente de investigação que agora caracterizam o Centro Hospitalar Universitário do Algarve».

Em Janeiro de 2018 iniciam funções nas instituições do Serviço Nacional de Saúde (SNS) 2.179 médicos internos do ano comum e 1.758 médicos internos de formação específica.

Comentários

pub