São Brás integra Rede Regional de Apoio e Proteção às Vítimas de Tráfico de Seres Humanos

O Município de São Brás de Alportel passou a integrar a Rede Regional de Apoio e Proteção às Vítimas de […]

O Município de São Brás de Alportel passou a integrar a Rede Regional de Apoio e Proteção às Vítimas de Tráfico de Seres Humanos.

Dada a centralidade do concelho, entre os mais importantes centros urbanos, «e a aposta que vem sendo realizada na ampliação de respostas ao nível social, nomeadamente com parcerias para apoio a vítimas, esta adesão vem complementar a estratégia delineada pela Carta Social de São Brás de Alportel», diz a Câmara Municipal.

Criada com o objetivo de disponibilizar uma resposta de intervenção em rede que integre as componentes de combate ao Tráfico de Seres Humanos (TSH) e de apoio especializado e multidisciplinar às suas vítimas, no âmbito do território regional, este rede «representa um importante esforço da região, atenta a um fenómeno infelizmente muito atual e mais presente do que seria desejável».

O trabalho realizado pela rede é articulado diretamente com a Rede Nacional de Apoio e Proteção às Vítimas de Tráfico e adota os instrumentos existentes para a sinalização e encaminhamento das vítimas.

A Associação para o Planeamento da Família (APF), a Associação de Proteção à Rapariga e à Família, a Santa Casa da Misericórdia de Albufeira, a GNR, o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV), as delegações de Olhão e Tavira da Cruz Vermelha Portuguesa, a Universidade do Algarve, o Grupo de Ajuda a Toxicodependentes, a Associação Nacional de Jovens Empresários, a Fundação Irene Rolo e as Câmaras Municipais de Vila do Bispo e São Brás de Alportel integram também este protocolo de cooperação que criou a rede em Setembro de 2016.

O trabalho da Rede Regional de Apoio e Proteção às Vítimas de Tráfico de Seres Humanos passa ainda por apoiar o retorno assistido das vítimas estrangeiras aos seus países de origem e informar as vítimas de TSH dos seus direitos e deveres na permanência em Portugal.

Comentários

pub