Polícia Marítima de Lagos alerta para os perigos da pesca lúdica em falésias

A Polícia Marítima de Lagos está a promover uma campanha de sensibilização e alerta para os perigos da pesca lúdica […]

A Polícia Marítima de Lagos está a promover uma campanha de sensibilização e alerta para os perigos da pesca lúdica em falésias, centrada principalmente na Costa Vicentina.

Segundo a Autoridade Marítima, «esta campanha tem como objetivos alertar para os perigos presentes desta atividade e sensibilizar os pescadores para a adoção de algumas medidas de segurança que podem contribuir para minimizar o risco de acidentes».

Entre os conselhos, a Polícia Marítima aconselha a não pescar sozinho, a não pescar em condições meteorológicas adversas, porque «em condições de forte ondulação e vento, a probabilidade de ocorrência de acidentes é muito maior».

Os pescadores lúdicos não deve também, de acordo com a Polícia Marítima, virar as costas ao mar, pescar à noite, ou em locais de risco ou de difícil acesso.

A campanha alerta também que «muitos acidentes ocorrem quando se tenta recuperar o material de pesca, como por exemplo linhas presas nas rochas».

Para diminuir a probabilidade de acidentes e a Polícia Marítima aconselha ainda o uso de vestuário/calçado adequado, o uso de sistemas de segurança que evitem quedas e também o uso de coletes salva-vidas.

Comentários

pub