Rea arrasa em dia histórico marcado pela primeira vitória de uma mulher

A jornada deste domingo no Autódromo Internacional do Algarve começou de forma histórica, quando Ana Carrasco se tornou na primeira […]

A jornada deste domingo no Autódromo Internacional do Algarve começou de forma histórica, quando Ana Carrasco se tornou na primeira mulher a vencer uma prova de Campeonato do Mundo de Motociclismo, ao tirar a primeira posição a Alfonso Coppola, após a derradeira curva da corrida de Supersport 300.

Mas o dia foi também de consagração para Jonathan Rea, na prova principal deste fim de semana de corridas no circuito de Portimão.

O piloto britânico da Kawasaki esteve mais uma vez imparável e venceu, pela 11ª vez no Campeonato do Mundo de Superbike e pela quinta vez consecutiva no Autódromo do Algarve.

Pódio da categoria Supersport 300, ganha por Ana Carrasco, a primeira mulher a vencer uma corrida do Mundial de motociclismo

Em Supersport 300, as 11 voltas de corrida foram de intensidade total, com a piloto espanhola sempre envolvida na luta pelo primeiro posto, acabando por surpreender nos últimos metros, para vencer com diferença de apenas 53 milésimas de segundo, face a Coppola.

Além deste, também Garcia, Valle e Perez foram pilotos que passaram igualmente pelo comando da corrida e fecharam a corrida colados a Ana Carrasco. Perez, o quinto, terminou a 338 milésimas de segundo da histórica vencedora.

O turco Kenan Sofuoglu venceu em Supersport

Igualmente bastante discutida foi a vitória na classe Supersport. PJ Jacobsen foi o primeiro comandante na fase inicial da prova, mas, com o acumular de voltas, o norte-americano perdeu terreno, num grupo onde estavam os cinco primeiros do campeonato.

Depois de Jules Cluzel e Lucas Mahias terem passado pela liderança, tal como Jacobsen, Kenan Sofuoglu subiu ao primeiro lugar na oitava passagem e não mais largou o primeiro posto, mesmo se pressionado por Lucas Mahias.

O gaulês tentou a sorte na fase final da corrida, já sozinho com o turco, depois de Cluzel ter igualmente perdido terreno.

Sofuoglu acabou por garantir a quarta vitória do ano, com apenas 80 milésimas de vantagem sobre Mahias, que perdeu igualmente o comando do campeonato para o rival turco.

Toprak Razgatlioglu venceu nas Superstock 1000

Sofuoglu viu também o seu protegido Toprak Razgatlioglu vencer nas Superstock 1000, prova do campeonato europeu, onde o turco esteve num nível distinto para vencer com vantagem confortável, face a Florian Marino e Maximilian Scheib, os seus companheiros de pódio.

A fechar o dia e um fim-de-semana alucinante, na segunda corrida do fim de semana do Mundial de Superbike, Jonathan Rea, que até tinha arrancado da 9ª posição, assumiu a liderança logo na segunda das 20 voltas de corrida, e não mais a largou.

Rea cruzou a linha de meta com quase seis segundos de vantagem sobre Michael Van Der Mark, com o holandês a assegurar o seu primeiro pódio do ano, numa corrida onde Chaz Davies hipotecou a possibilidade de subir a segundo no campeonato depois de cair a três voltas do final.

Foi uma queda que colocou igualmente Marco Melandri no pódio e deixou Eugene Laverty em quarto.

Jonathan Rea dominou nas Superbikes

Com esta dupla vitória, nas corridas de sábado e de domingo, Jonathan Rea reforçou a sua liderança de vitórias na pista algarvia e aumentou o seu pecúlio de pontos para 280 aqui conquistados, ele que participou em todas as 18 corridas do campeonato realizadas no Autódromo Internacional do Algarve.

Este último dia do programa da 10ª prova do Campeonato do Mundo de Superbike, que regressou a Portimão após um ano de ausência, o vento amainou, em especial de manhã, e o público aderiu em força.

Foi um fecho em beleza de um fim‑de‑semana onde a festa das Superbike esteve novamente numa das suas catedrais, o Autódromo Internacional do Algarve.

RESULTADOS SUPERBIKE

RESULTADOS SUPERSPORT

RESULTADOS SUPERSPORT 300

RESULTADOS SUPERSTOCK 1000

 

 

Comentários

pub