Concursos para ponte da Praia de Faro e dragagens na Armona, Fuzeta e Alvor lançados até final do ano

Os concursos para as dragagens na Ria de Alvor e nas barras da Fuzeta e da Armona (na Ria Formosa),  […]

Os concursos para as dragagens na Ria de Alvor e nas barras da Fuzeta e da Armona (na Ria Formosa),  para a construção da nova ponte da Praia de Faro e do novo plano de praia do Ancão vão ser lançados até final do ano, anunciou hoje o ministro do Ambiente, na cerimónia de assinatura do contrato de parceria para a construção da ponte-cais de acesso à ilha de Tavira.

No total, serão mais de 22 milhões de euros de investimento no Algarve, sendo que, além da obra do novo cais para a Ilha de Tavira, também o Parque Urbano de Olhão já tem concurso lançado. Segundo o ministro, estas duas obras «vão concretizar-se num espaço muito curto de tempo».

João Pedro Matos Fernandes adiantou que, até ao final do ano, «o Ministério do Ambiente terá em concurso e em execução investimentos que ultrapassam os 22 milhões de euros, em intervenções muito importantes para reforçar o cordão dunar, como a dragagem da Ria de Alvor e as dragagens das barras da Fuzeta e Armona, sendo que tudo o que for dragado será reposto nas dunas, para as consolidar face ao avanço do mar».

Além das dragagens, há também «um conjunto relevante de infraestruturas que têm ainda cabimento no programa Polis e que terão que estar em concurso até final do ano, porque a Sociedade Polis está já iniciar a sua liquidação», acrescentou.

Entre estas obras incluem-se o novo cais da Ilha de Tavira, a ponte para a Praia de Faro, o novo Plano de Praia do Ancão ou o Parque Urbano de Olhão.

Matos Fernandes considera que estes investimentos valorizam «a atração que a Ria Formosa já tem para as atividades humanas mais tradicionais e para o turismo, com espaços muito qualificados e respeitadores da sensibilidade, fragilidade e riqueza destes ecossistemas».

Comentários

pub