PS/Olhão «reforça apoio» à candidatura de António Pina à Câmara

O PS/Olhão reforçou o apoio à recandidatura do atual presidente da Câmara, o socialista António Pina. Este reafirmar de lealdade […]

O PS/Olhão reforçou o apoio à recandidatura do atual presidente da Câmara, o socialista António Pina. Este reafirmar de lealdade acontece na mesma semana em que o ex-presidente da Comissão Política Concelhia do PS Luciano Jesus, que se demitiu recentemente do cargo e entregou o cartão de militante do partido, anunciou uma candidatura independente à Câmara nas Eleições Autárquicas de Outubro, sem enjeitar o apoio de outros partidos, incluindo o PSD.

A estrutura socialista concelhia de Olhão reuniu-se esta sexta-feira, dia 9 de Junho, e fez questão de passar para o exterior uma mensagem de união em torno do candidato do PS, apesar do processo de escolha do nome de António Pina como recandidato ter sido tudo menos pacífico. Num primeiro momento, a Comissão Política do PS/Olhão, então ainda presidida por Luciano Jesus, chumbou o nome de António Pina como recandidato à Câmara, o que levou a Federação do Algarve do PS a avocar o processo de escolha dos candidatos.

A Comissão Técnica Eleitoral criada pela distrital socialista para decidir sobre quem eram os candidatos aos órgãos municipais de Olhão não teve dúvidas em indicar António Pina como recandidato à Câmara, num processo muito criticado pela concelhia olhanense, que se queixou de não ter sido sondada. Na altura, Esmeralda Ramires, que assumiu por inerência o cargo de presidente do PS/Olhão, considerou numa nota de imprensa que, «sendo o PS um partido de liberdade e de democracia, esteja a ser objeto de procedimentos e decisões que não se compaginam com os valores de Abril, nem com os ideais socialistas e revelam desconsideração para com a Concelhia, reduzindo-a a mera caixa de ressonância em todo o processo autárquico».

Esmeralda Ramires é, igualmente, a signatária da nota de imprensa enviada às redações este sábado, onde não se fazem referências a este episódio. Mais do que isso, a concelhia dá um sinal de reaproximação à Federação, já que na posição pública é referido que na reunião onde a moção de apoio a António Pina foi aprovada, marcaram presença Fernando Anastácio e Luís Graça, que com Isilda Gomes, formaram a Comissão Técnica Eleitoral que havia desagradado a concelhia de Olhão.

Os dois representantes da Federação «fizeram questão de apoiar a Presidente da Comissão Política Esmeralda Ramires e de apresentar a sua disponibilidade para colaborar no processo autárquico», segundo os socialistas olhanenses, algo que, acrescentam, já havia sido feito por António Pina.

«O PS Olhão há mais de 40 anos ao serviço dos olhanenses congratula-se com o excelente trabalho dos seus autarcas e considera que António Miguel Pina, com provas dadas e obra feita é o homem certo para continuar a dirigir os destinos da nossa terra», concluiu o PS Olhão.

Comentários

pub