Em Portimão, há desporto e brincadeiras onde se aprende para passar o Verão

Seja a fazer desporto, seja a aprender brincando, serão muitas as atividades que os portimonenses entre os 6 e os […]

Seja a fazer desporto, seja a aprender brincando, serão muitas as atividades que os portimonenses entre os 6 e os 16 anos terão ao seu dispor, para ocupar os tempos livres durante o Verão. O programa «Férias de Verão em Portimão», que será dinamizado pela Câmara, começa a 26 de Junho e prolonga-se até dia 28 de Agosto, com atividades no Museu, na Biblioteca Municipal, na Quinta Pedagógica, em vários equipamentos escolares e nos Complexos Desportivos de Alvor e Mexilhoeira Grande.

No dia 26 de Junho, a primeira segunda-feira depois do fim das aulas, começam as oficinas educativas «Brinquedos da minha infância» do Museu de Portimão, dirigidas a crianças dos 7 aos 12 anos. Até 28 de Julho, cinco grupos de crianças, um por semana, vão poder dar asas à criatividade, ao mesmo tempo que estimulam «a sua capacidade de expressão e o trabalho em grupo», segundo a Câmara de Portimão.

A inscrição é semanal e tem o custo de 20 euros, pagos em materiais que constam numa lista entregue no ato da inscrição. Mais informações podem ser obtidas através dos telefones 282 405 235 / 230 e do email oficinaeducativa@cm-portimao.pt.

A Quinta Pedagógica de Portimão também lança o seu programa de atividades no dia 26 de Junho e prolonga-o até ao dia 18 de Agosto. Aqui, decorrerão atividades dirigidas a crianças dos 6 aos 10 anos, onde o contacto com a natureza será privilegiado. «Neste espaço rural, em plena cidade, é possível praticar vários ofícios tradicionais em simultâneo com a educação alimentar e ambiental», enquadrou a autarquia.

Os participantes poderão frequentar o turno da manhã, das 9h30 às 12h30, ou da parte da tarde, das 14h00 às 17h00. As inscrições semanais custam 12 euros por turno, ou 20 euros, pelo dia completo. Mais informações podem ser obtidas através do telefone 282 480 730 ou email quinta.pedagogica@cm-portimao.pt.

Aprender a brincar também é o mote das iniciativas pensadas pela Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes, que volta a promover o projeto «Cinco Histórias, Cinco Semanas e uma Noite» entre 24 de Julho e 26 de Agosto, das 10h00 às 12h30. Aqui, os munícipes dos 6 aos 10 anos poderão participar «em ateliês e oficinas inspirados na literatura infantil, onde se contam e escrevem histórias, constroem-se marionetas, pintam-se cenários e criam-se mundos imaginários».

O projeto acaba em grande com uma «Noite Especial na Biblioteca», a 26 de Agosto, «onde as crianças realizarão jogos e peripécias às escuras no âmbito das cinco histórias exploradas durante as férias», segundo a Câmara de Portimão.

As inscrições estarão abertas entre 4 e 8 de Julho e deverão ser feitas presencialmente. No acto de inscrição será fornecida uma lista de materiais que os participantes deverão trazer. Informações complementares podem ser solicitadas através do 282 480 470 ou do email biblioteca-portimao@bmmtgomes.pt.

Os que preferirem, também podem passar as férias a praticar diferentes desportos, em mais uma edição das Férias Desportivas de Portimão, que decorrem de 26 de Junho a 11 de Agosto. As atividades podem ser desfrutadas por crianças e jovens dos 6 aos 16 anos e dividem-se em três turnos. O objetivo é «proporcionar a ocupação saudável das férias de verão através de várias atividades desportivas, recreativas, culturais e de educação cívica e ambiental».

As inscrições vão realizar-se em diferentes locais e podem ser efetuadas para os 3 turnos em simultâneo, a partir do dia 19 de Junho. Para o núcleo de Portimão irão decorrer no Pavilhão Gimnodesportivo de Portimão e para frequentar os núcleos de Alvor e Mexilhoeira Grande os interessados deverão dirigir-se aos complexos desportivos de cada freguesia.

Quem quiser participar no 1º turno terá de se inscrever até ao dia 22 de Junho. A data limite de inscrição para o 2º e 3º turnos são os dias 6 e 20 de Julho, respetivamente. O plano de atividades de cada núcleo e turno pode ser consultado online.

Comentários

pub
pub