Mais um fardo de haxixe apanhado, desta vez no mar, ao largo da Culatra

O navio NRP Cisne, da Marinha Portuguesa, detetou esta tarde um fardo de droga no mar, com perto de 38 […]

O navio NRP Cisne, da Marinha Portuguesa, detetou esta tarde um fardo de droga no mar, com perto de 38 quilos de haxixe, cerca de 3,5 milhas náuticas (6,5 quilómetros) a sul da costa da ilha da Culatra, no Algarve.

Segundo a Autoridade Marítima Nacional, «o fardo foi detetado pelo navio, a flutuar, durante uma ação de vigilância e patrulha na zona do Cabo de Santa Maria».

Depois de recolhido pelo navio da Marinha, foi entregue ao Comando Local da Polícia Marítima de Olhão.

O fardo de haxixe deverá ter a mesma origem do que foi encontrado no areal da ilha da Culatra, no sábado de manhã, por uma equipa da Fagar. Curiosamente, esse fardo tinha o número 10 desenhado, enquanto este tem o número 11.

Fonte das autoridades disse ao Sul Informação que estes fardos poderão ter caído de alguma embarcação durante o seu transporte clandestino desde a costa do Norte de África ou já no transbordo para outro barco, mais próximo do litoral algarvio.

O fardo a boiar no mar foi encontrado e recolhido pelo NRP Cisne

Poderá também tratar-de de fardos que se desprenderam do seu “armazém subaquático” devido à forte agitação marítima da semana passada. Com efeito, os traficantes de droga usam por vezes um sistema de cabos para guardar os fardos no fundo do mar, presos a pontos de amarração submersos no leito marítimo, escondendo-os dos olhares das autoridades à superfície.

A Polícia Judiciária está a investigar o caso destes fardos de haxixe.

A Autoridade Marítima Nacional avisa a população para que, «quando detetar objetos deste tipo no Domínio Público Marítimo, não se aproxime deles e alerte de imediato a Polícia Marítima local».

«O não cumprimento destes procedimentos pode constituir crime punível por lei», avisa ainda a AMN.​

O fardo foi depois entregue à Polícia Marítima

O NRP Cisne encontra-se em missão na zona marítima do Sul desde Abril, onde permanecerá até meados de Junho.

Comentários

pub