Proteção Civil de Olhão alerta para riscos de fogo numa ação porta a porta

Os Bombeiros e o Serviço Municipal de Proteção Civil de Olhão vão levar a cabo ações de sensibilização/fiscalização porta a […]

Os Bombeiros e o Serviço Municipal de Proteção Civil de Olhão vão levar a cabo ações de sensibilização/fiscalização porta a porta, nas diferentes freguesias do concelho, entre os dias 14 e 20 de Março, com o objetivo de alertar para os riscos de fogo. As ações de sensibilização, que contam com a colaboração da GNR, vão-se centrar na «necessidade da gestão de combustíveis através da limpeza dos terrenos e do corte e remoção da biomassa vegetal neles existente», segundo a Câmara de Olhão.

As autoridades também procurarão transmitir a mensagem de que «a prevenção dos incêndios florestais deve ser praticada de forma atempada e inteligente».

«Com estas ações, pretende-se promover e fomentar boas práticas agrícolas e, acima de tudo, transmitir uma mensagem de dever cívico na prevenção generalizada aos incêndios florestais, partindo da premissa que a floresta é de todos e que a todos cabe preservar e proteger.

Hoje e amanhã, dias 14 e 15 de Março, os agentes de proteção civil olhanenses e a GNR vão estar em Moncarapacho. «As ações de sensibilização acontecem nas restantes freguesias do concelho de Olhão nos dias seguintes, em função da disponibilidade e das necessidades verificadas», acrescentou a autarquia.

Este périplo está enquadrado no Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios, que «integra as medidas necessárias à defesa da floresta, nomeadamente um conjunto de ações de prevenção e planeamento integrado das intervenções das diferentes entidades envolvidas perante a eventual ocorrência de incêndios florestais, nas vertentes de planeamento e ordenamento do território florestal, sensibilização, fiscalização, vigilância, deteção, primeira intervenção, combate, rescaldo, vigilância pós-incêndio e ações de recuperação das áreas ardidas».

Comentários

pub