Musicália: Memória de Peixe e Lula Pena nas “Noites de Sofá” do Teatro das Figuras

A primeira edição das “Noites de Sofá” de 2017 vai trazer a Faro “Memória de Peixe” e Lula Pena. Os concertos intimistas, […]

A primeira edição das “Noites de Sofá” de 2017 vai trazer a Faro “Memória de Peixe” e Lula Pena. Os concertos intimistas, com sofás espalhados palco do Teatro das Figuras, estão marcados para esta sexta-feira, dia 27, e sábado, dia 28 de Janeiro, às 21h30.

«É uma experiência diferente para os artistas, que ficam satisfeitos, e para o público com a proximidade que têm com o artistas. O grau de satisfação é grande», destaca Joaquim Guerreiro, diretor delegado do Teatro das Figuras.

Este concertos com uma capacidade de público a rondar as 150 pessoas apresentam «uma decoração apelativa», já que as cadeiras da plateia são trocadas por um palco cheiro de sofás.

Esta iniciativa começou em Fevereiro de 2012 e já recebeu oLUDO, Killing Electronica, Norberto Lobo, Viviane, Isaura, Francis Dale ou Benjamim. De acordo com Joaquim Guerreiro, esta reflete a aposta em «trazer artistas emergentes na música portuguesa».

Esta sexta-feira, sobe ao palco “Memória de Peixe”. Miguel Nicolau e Marco Franco trazem no “saco” o último “Himiko Cloud”, lançado em Outubro passado. Este segundo trabalho, caracterizado como uma afirmação da maturidade do jogo de rock-jazz-modernista, que os músicos andam a construir há cerca de 2 anos.

Memória de Peixe

Uma das particularidades desta dupla é a não inclusão de voz nas suas composições, apostando na versatilidade e criatividade da guitarra do Miguel Nicolau e do seu pedal de loops.  Ainda assim, o músico afirma que a recetividade tem sido ótima, apesar «de as pessoas estarem habituadas a um elemento vocal que tem feito parte da cultura pop» e acrescenta que «tem sido um ótimo desafio, quer de produção e composição, fazermos algo sem esse elemento».

A reação do público até os tem surpreendido reforçando a ideia de que não existe um preconceito pela não existência de voz, antes pelo contrário «nunca houve um momento em que sentíssemos que isso fosse estranho, nem com este nem com o primeiro disco».

O novo “Himoko Cloud” é um disco de canções em forma de pequenas bandas sonoras, desde «uma viagem a cavalo por várias cidades, em nuvens, e descidas de montanha», passando por odes aos videojogos, e um mundo de fantasia composto por aventuras, super-heróis e cometas à deriva no Cosmos.

A ligação entre Mundos faz-se, por exemplo, com a escolha da Quinta da Regaleira para materializar o tema “Arcadia Garden”.

Para o concerto desta sexta-feira, Miguel Nicolau espera «que o sofá seja super versátil, que tanto dê para espreguiçar e estar deitado como que tenha molas e dê para saltar, porque o concerto passa por várias etapas emocionais e vai dar para tudo. Espero que as pessoas gostem, é uma ótima surpresa contar com esta aposta».

Lula Pena

No sábado, é Luna Pena que traz na sua guitarra os acordes de “Archivo Pittoresco”, o seu terceiro trabalho. Seis anos depois de “Troubadour”, a cantora criou o que a sua editora belga classifica com «um organismo vivo, numa voz que causa assombro e comoção».

Entre textos da autora, de escritores contemporâneos, ou medievais, caminha-se, neste disco, entre o tempo e a distância dos continentes, terminando, propositadamente, com uma referência à série Twilight Zone, como que convidando, quem escuta, a revisitar a experiência na proximidade do palco.

Lula Pena refere que «as referências das letras são só caminhos, paisagens possíveis em que a própria letra, de muito simples pode criar leituras múltiplas ou mais complexas ou vice-versa.»

Se a audição de um disco é cada vez mais feita de músicas isoladas, a artista defende que «apesar de surgirem indexadas em CD», a sua intenção é que «as canções de “Archivo Pittoresco” se ouçam como uma só» assumindo, por exemplo, o tema mexicano “Las Penas” como um prolongamento de “Ojos, si quereis vivir”.

A variação na língua, de francês a português, passando pelo castelhano e o inglês, é uma constante ao longo dos 13 temas de “Archivo Pittoresco”. A interligação é feita pela voz e guitarra de Lula Pena.

O conceito particular destes concertos no Teatro das Figuras agrada a Lula Pena pois «a ideia de um sofá é sempre tentadora, não para uma preguiça do corpo, mas para uma ergonomia de escuta em há um maior repouso que nos permite ouvir outros detalhes».

Os bilhetes para as “Noites de Sofá” custam 10 euros para um concerto e 16 euros para os dois espetáculos.

Comentários

pub