UALg: Especialistas internacionais vão debater eco-design e ciclo de vida dos materiais

O eco-design, o ciclo de vida dos materiais e a prototipagem em áreas como o tratamento de efluentes gasosos e […]

O eco-design, o ciclo de vida dos materiais e a prototipagem em áreas como o tratamento de efluentes gasosos e a recuperação de calor são alguns dos temas que serão abordados no seminário «Design e Prototipagem», que se realiza no dia 17 de Fevereiro, no Auditório Verde (edifício 8) do Campus de Gambelas da Universidade do Algarve (UAlg).

Este seminário também terá um webinar, com comunicações feitas por vídeo-conferência, ou seja uma pessoa falará enquanto outras assistem, e abordará, ainda, a prototipagem em áreas como a ventilação, a eólica, a acústica, as ciências da saúde ou a arquitetura.

«Assim, neste seminário, que se integra num projeto financiado pela American Association for Heating, Refrigerating and Air-conditionning Engineering (ASHRAE), através da ASHRAE Students, serão apresentados e partilhados conhecimentos sobre novas técnicas no desenvolvimento de prototipagem rápida e de fabrico digital, desde o desenvolvimento até à produção do produto», explica a UAlg.

«No âmbito desta parceria está também a ser desenvolvido um sistema de tratamento e recuperação de calor em efluentes gasosos», acrescenta a academia algarvia.

Estas e outras novas áreas da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UAlg, integradas nas novas tecnologias relacionadas com um ambiente mais limpo e mais saudável, serão também abordadas por especialistas.

«Estas novas áreas estão a ser desenvolvidas quer no projeto financiado pela instituição norte-americana ASHRAE Students, quer através de outros projetos relacionados com novos sistemas ecológicos, em parceria com a empresa ROLEAR, baseados em superfícies radiantes e jatos confluentes», diz a UAlg.

O seminário na sua vertente presencial tem inscrição obrigatória, mas gratuita e que pode ser feita aqui. Quanto à inscrição no webinar é igualmente gratuita, mas limitada e obrigatória. A participação, realizada por videoconferência, pode ser efetuada através de computador ou de dispositivos móveis.

O seminário tem como público-alvo estudantes, engenheiros, arquitetos, profissionais de saúde, gestores, economistas, professores e outros profissionais com interesse na área.

O programa completo pode ser consultado aqui. Para mais informações basta enviar um e-mail para [email protected].

Comentários

pub