Mês de Novembro foi «normal» ao nível da precipitação e da temperatura

O mês de Novembro foi «normal» em termos de quantidade de precipitação e de temperatura do ar, de acordo com […]

chuvaO mês de Novembro foi «normal» em termos de quantidade de precipitação e de temperatura do ar, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O valor médio quer da temperatura média do ar (12,11°C), quer da temperatura máxima do ar (16,99°C), de acordo com o IPMA, «foram próximos do valor normal, com anomalias de -0,26°C e +0,17°C respetivamente; o valor médio da temperatura mínima do ar (7,23°C) foi inferior ao normal, com uma anomalia de -0,68°C».

De acordo com o instituto, «durante este mês predominaram as situações frontais e as situações depressionárias associadas a depressões centradas a oeste do continente, bem como uma depressão complexa, com um núcleo centrado próximo da Península Ibérica».

O IPMA salienta que entre 21 a 27 de Novembro, «o território esteve sob influência de uma depressão complexa, à qual esteve associada uma superfície frontal fria com ar frio e instável do seu setor pós-frontal».

Esta situação, que se estendeu a todo o país, «originou períodos de chuva, por vezes fortes, acompanhados de trovoada e vento forte, tendo-se registado no dia 26, na estação meteorológica do Fundão, a maior quantidade de precipitação em 24h com o valor de 91.0 mm».

No final de Novembro, ainda de acordo com o IPMA, «houve uma diminuição da área em situação de seca fraca, com 47% do território nesta classe de seca, tendo-se verificado um aumento da área em situação normal e de chuva fraca».

Comentários

pub