Fim de semana trará frio, neve e mar agitado

A temperatura deverá descer em todo o país a partir da próxima sexta-feira, dia 5, devendo registar-se valores abaixo de […]

A temperatura deverá descer em todo o país a partir da próxima sexta-feira, dia 5, devendo registar-se valores abaixo de 0ºC nas terras altas do Norte e Centro na madrugada de sábado, com temperatura máxima abaixo de 14ºC em Lisboa e Faro e apenas 4ºC na Guarda.

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), esta situação resulta da passagem de uma superfície frontal fria, que deverá trazer períodos de chuva, por vezes forte nas regiões Norte e Centro, estendendo-se à região Sul ao longo da manhã, e passando a aguaceiros que serão de neve nas terras altas, descendo gradualmente a cota para 600 metros de altitude. Há condições para ocorrência de granizo e trovoada.

O vento será moderado a forte de sudoeste, soprando muito forte com rajadas até 90 km/h nas terras altas. Após a passagem da superfície frontal o vento roda para o quadrante oeste, tornando-se
forte no litoral, com rajadas até 80 km/h.

A partir da tarde de sexta-feira, também estão previstas ondas de noroeste com 6 a 7 metros de Viana do Castelo ao Cabo de Sagres.

O IPMA acrescenta que estas condições meteorológicas deverão prolongar-se para sábado, dia em que os aguaceiros serão mais frequentes no litoral.

Comentários

pub
pub