Primavera de 2018 foi a terceira mais chuvosa desde 1931

A Primavera em Portugal este ano teve temperaturas inferiores e mais chuva do que o normal, classificando-se, segundo o Instituto […]

Créditos: Depositphotos

A Primavera em Portugal este ano teve temperaturas inferiores e mais chuva do que o normal, classificando-se, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, como «fria e extremamente chuvosa». Segundo o Instituto esta foi mesmo a terceira Primavera mais chuvosa desde 1931.

«O total da quantidade de precipitação ocorrida nos meses de Março a Maio, 429 mm, corresponde a cerca de 200% do valor médio», explica o IPMA.

Já o valor médio da temperatura média do ar foi de 13.19°C, inferior ao normal em 0.41 °C. Segundo a entidade, «valores de temperatura média do ar inferiores aos desta Primavera ocorreram em cerca de 30% dos anos, desde 1931», sendo que esta foi a terceira Primavera mais fria desde 2000 (depois de 2016 e 2013).

Os valores médios da temperatura mínima e máxima do ar foram inferiores ao normal, -0.35 °C e -0.46 °C respetivamente e correspondem ao 3º valor mais baixo desde 2000 (depois de 2016 e 2013).

Apesar dos elevados valores de precipitação e das temperaturas inferiores ao normal relativos ao trimestre, Maio foi um mês «muito seco e normal em relação à temperatura do ar», segundo o IPMA.

O valor médio da quantidade de precipitação em Maio, 38.5 mm, corresponde a cerca de 54% do valor normal mensal. «Valores da quantidade de precipitação inferiores aos agora registados ocorreram em cerca de 30% dos anos».

O IPMA destaca ainda que «durante o mês, e em particular a partir de dia 24, ocorreram situações de instabilidade em especial nas regiões do interior, e em particular nas zonas de Pinhão e Moimenta da Beira com ocorrência de aguaceiros localmente fortes, granizo e acompanhados de trovoada».

O valor médio da temperatura média do ar, 16.07°C, foi próximo do normal (+0.34°C). O valor médio da temperatura máxima do ar, 21.89 °C, foi superior ao normal com +0.93°C. Já o valor médio da temperatura mínima, 10.25°C foi inferior ao normal em -0.25 °C. Valores da temperatura mínima inferiores aos agora registados ocorreram em cerca de 30% dos anos.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera realça também que, em Maio, «ocorreram variações significativas na temperatura diária do ar (máxima e mínima) com ocorrência de períodos frios e períodos quentes».

 

Comentários

pub